Saiba onde estão os jogadores campeões da Libertadores de 2019 pelo Flamengo

Compartilhe com os amigos

Apenas 7 campeões da Libertadores de 2019 seguem no Flamengo


Por: Higor Neves e Nathalia Coelho

Desde a temporada de 2019, o dia 23 de novembro se tornou histórico para todo torcedor do Flamengo. Isso porque, foi neste dia que o Rubro-Negro deu fim a um jejum histórico de 38 anos, voltando a ser campeão da Libertadores, vencendo o River Plate por 2 a 1, em virada histórica.

Quatro anos depois, a Nação Rubro-Negra já teve o prazer de comemorar outros grandes títulos. Contudo, o bi da Libertadores segue ocupando um lugar especial no coração dos apaixonados. Sabendo disso, o Coluna do Fla realizou levantamento para responder: Onde estão os jogadores campeões pelo Fla em 2019? Confira a situação de cada um na lista abaixo!

GOLEIROS

  • Diego Alves

Titular na campanha histórica de 2019, Diego Alves seguiu no Flamengo até 2022, quando se transferiu para o Celta de Vigo (ESP). Atualmente, o jogador está sem clube e, aos 38 anos de idade, ainda não anunciou a aposentadoria oficialmente.

  • César

Criado na base do Flamengo, César foi campeão em 2019 e seguiu no Fla até 2021. Depois disso, o goleiro foi para o Bahia. Atualmente, César está no Boavista (POR), com contrato válido até junho de 2024.

  • Gabriel Batista

Assim como César, Gabriel também foi revelado nas categorias de base do Flamengo, seguindo no clube até o início de 2022.

Inicialmente, Gabriel foi transferido para o Sampaio Correa, mas atualmente está no Santa Clara (POR), com vínculo até junho de 2025.

ZAGUEIROS

  • Rodrigo Caio

Titular na campanha histórica do Flamengo na Libertadores de 2019, Rodrigo Caio ainda faz parte do elenco rubro-negro.

Contudo, o zagueiro, que tem contrato com o Fla até o fim de 2023, tem convivido com constantes lesões nos últimos meses e, com isso, perdeu espaço no clube. Dessa forma, a tendência é que Rodrigo Caio deixe o Mais Querido ao final desta temporada.

  • Pablo Marí

Titular absoluto da zaga do Flamengo ao lado de Rodrigo Caio, Pablo Marí foi campeão da Libertadores em 2019, porém, deixou o Rubro-Negro no ano seguinte.

Dessa forma, em 2020, o zagueiro acabou se transferindo para o Arsenal (ING). Atualmente, Pablo Marí defende o Monza (ITA) e está na mira da Roma (ITA).

Pablo Marí e Rodrigo Caio recebendo prêmio de melhores zagueiros do Brasileirão de 2019
Rodrigo Caio e Pablo Marí formaram dupla histórica na zaga do Flamengo em 2019, conquistando Brasileirão e Liberadores (Foto: Divulgação/CBF)

  • Thuler

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Matheus Thuler compôs o elenco do Flamengo na campanha vitoriosa de 2019, atuando em jogos importantes. O zagueiro deixou o Fla em 2021, quando foi emprestado ao Montpellier (FRA).

Em 2022, Thuler chegou a retornar ao Mais Querido. No entanto, o zagueiro foi vendido ao Vissel Kobe (JAP) logo no começo de 2023. O contrato do defensor com o time japonês é válido até janeiro de 2025.

  • Rhodolfo

Assim como Thuler, Rhodolfo também compôs o elenco do Fla na campanha que resultou no título da Libertadores em 2019. Logo ao fim da temporada vitoriosa, o zagueiro ficou livre no mercado.

No começo de 2020, Rhodolfo foi contratado pelo Coritiba. Atualmente, com 37 anos, o zagueiro está sem clube.

  • Dantas

Cria da base do Flamengo, Dantas estava entre os inscritos da Libertadores de 2019. O zagueiro foi emprestado logo no ano seguinte, em 2020, ao Oeste, de São Paulo.

Atualmente, contudo, Dantas defende o PO Xylotymbou, da segunda divisão do Chipre, no qual tem contrato válido até o fim desta temporada.

  • Rafael Santos

Inscrito na Libertadores de 2019, Rafael Santos fez parte do elenco campeão pelo Flamengo. No ano seguinte, o zagueiro foi emprestado para o Apoel, do Chipre. Assim como Thuler, o defensor chegou a retornar ao Flamengo, no entanto, foi negociado logo depois. Atualmente, Rafael Santos está no Moreirense (POR), no qual tem vínculo até meados de 2025.

LATERAIS

  • Filipe Luís

Contratado em 2019, Filipe Luís ainda faz parte do elenco do Flamengo. Com isso, o jogador esteve presente em todas as conquistas históricas da atual geração do Rubro-Negro. Com contrato até o fim deste ano, o defensor ainda não definiu sobre renovação. Apesar disso, o lateral já garantiu que, caso não siga no Fla, irá se aposentar.

  • Rafinha

Assim como Filipe, Rafinha chegou ao Fla em meados de 2019, após se tornar ídolo do Bayern de Munique (ALE). A passagem, no entanto, foi curta, visto que o camisa 13 se transferiu ao Olympiacos (GRE), no início de 2020.

Atualmente, o experiente lateral está no São Paulo, acumulando também passagem pelo Grêmio, no ano de 2021.

Rafinha e Filipe Luís no Flamengo, em 2019
Multicampeões no futebol europeu, Rafinha e Filipe Luís se juntaram no Flamengo e entraram para a história do clube

  • Rodinei

Reserva em 2019, Rodinei acabou emprestado ao Internacional em 2020. No ano seguinte, retornou ao Flamengo e viveu o auge em 2022. Nessa temporada, foi titular absoluto no time que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil. Na competição nacional, inclusive, Rodinei bateu pênalti decisivo, que garantiu a vitória sobre o Corinthians na grande final.

Atualmente, Rodinei defende do Olympiacos (GRE) com vínculo até junho de 2025.

  • Renê

Importante na Libertadores de 2019, Renê seguiu no Flamengo até a temporada de 2021. Em 2022, se transferiu para o Internacional, clube que defende até hoje. O contrato do lateral com o Inter vai até dezembro de 2025.

  • João Lucas

Aposta da diretoria em 2019, João Lucas não conseguiu se firmar no Flamengo, mas a Libertadores daquele ano faz parte do currículo do jovem lateral. Atualmente, aos 25 anos de idade, o atleta está no Santos, mas também defendeu o Cuiabá nos anos de 2021 e 2022.

VOLANTES

  • Gerson

Camisa 20 do Flamengo, Gerson tem uma das histórias mais curiosas dentre os presentes nesta lista. Após ser campeão pelo Fla em 2019 e 2020, o jogador foi vendido ao Olympique de Marselha (FRA), em meados de 2021. Depois de duas temporadas na Europa, o Coringa retornou ao Rubro-Negro.

Gerson tem contrato até o fim de 2027, com um dos vínculos mais longos dentre os atletas do atual elenco.

  • Willian Arão

Entre altos e baixos, Arão defendeu o Flamengo de 2016 até julho de 2022, quando acertou com o Fenerbahçe (TUR). À época, o volante foi pedido porJorge Jesus, técnico com o qual viveu a melhor fase da carreira.

Atualmente, com 31 anos de idade, Arão defende o Panathinaikos (GRE), com contrato até junho de 2025.

  • Piris da Motta

Contratado em 2018, o paraguaio gerou grandes expectativas, mas não conseguiu se tornar referência. Apesar disso, Piris chegou a 40 jogos em 2019 e, inclusive, participou da histórica virada sobre o River Plate.

Em 2020, o volante foi emprestado ao Gençlerbirligi (TUR). No ano seguinte, voltou ao Flamengo, mas não teve espaço e se transferiu de forma definitiva ao Cerro Porteño (PAR), clube que defende até os dias atuais.

  • Vinicius Souza

Considerado como ‘pupilo de Jorge Jesus’, o jogador não teve grandes oportunidades de mostrar potencial com a camisa do Flamengo. Ao todo, fez oito jogos no profissional, até se transferir ao Lommel SK, da Bélgica, em outubro de 2020.

Desde então, o jogador passou pelo KV Mechelen (BEL) e pelo RCD Espanyol (ESP), onde se destacou como um dos melhores volantes da primeira divisão espanhola. Atualmente, Vinicius defende o Sheffield United, da Premier League, com contrato até junho de 2027.

  • Hugo Moura

Criado no Flamengo, Hugo fez parte do elenco de 2019, mas foi emprestado ao Coritiba em 2020. No ano de 2021, o jovem retornou ao Fla e fez 20 jogos, mas não se firmou na equipe. Em 2022, Hugo se transferiu de forma definitiva ao Athletico Paranaense, onde está até os dias atuais, com contrato até junho de 2026.

MEIAS

  • Arrascaeta

Com status de ídolo do Flamengo, Arrascaeta está no clube desde 2019 e segue sendo peça fundamental até os dias atuais. Dono de extenso currículo de títulos, Arrasca está entre os capitães do Fla e tem contrato até o fim de 2026.

  • Everton Ribeiro

O camisa 7 está no Flamengo desde 2017 e, assim como Arrascaeta, fez parte de de todos os títulos da atual geração. No entanto, diferença de Everton Ribeiro para o uruguaio é a incerteza sobre o futuro.

Aos 34 anos de idade, Everton tem contrato com o Fla até o fim desta temporada. Até então, o jogador já demonstrou vontade de seguir no clube, contudo, a diretoria ainda não apresentou proposta oficial para renovação.

  • Diego Ribas

Marcado como grande líder do vestiário em 2019, Diego Ribas se tornou exemplo de superação e determinação no Flamengo. Depois dos títulos conquistados na temporada de 2022, o camisa 10 decidiu se aposentar do futebol.

Vale destacar que, atualmente, existe ala da torcida que pede o retorno de Diego ao Flamengo, para trabalhar na diretoria.

Diego Ribas ao lado da família, com títulos conquistados pelo Flamengo
Diego Ribas conquistou todos os títulos possíveis pelo Flamengo, no âmbito nacional e continental (Foto: Paula Reis/Flamengo)

  • Reinier

Apontado como principal promessa do Flamengo após Vinicius Junior, Reinier foi vendido ao Real Madrid (ESP) em 2020. Apesar disso, o jovem não conseguiu se firmar na equipe merengue.

Hoje, aos 21 anos de idade, Reinier ainda pertence ao Real, mas defende o Frosinone (ITA), por empréstimo. Além disso, o jovem acumula passagens por Borussia Dortmund (ALE) e Girona (ESP), também por empréstimo.

  • Pepê

Criado no Flamengo, Pepê foi inscrito na Libertadores de 2019 já na semifinal, após a saída de Cuéllar. O meia seguiu no elenco do Flamengo até 2021, quando acertou com o Cuiabá. Atualmente, aos 25 anos, ele defende o Grêmio, sob comando de Renato Gaúcho.

ATACANTES

  • Gabigol

Herói e artilheiro da Libertadores de 2019, Gabigol se tornou ídolo histórico do Flamengo naquele ano, mas não parou por ali. O atacante, inclusive, também foi autor do gol do título da Libertadores de 2022.

Atualmente com a camisa 10 do Fla, Gabriel vive a quinta temporada pelo clube, que é a pior até então. Apesar disso, o jogador quer dar a volta por cima e tem tempo para isso, com contrato até o fim de 2024.

  • Bruno Henrique

Assim como Gabi, Bruno está na galeria de ídolos imortais do Flamengo. Com grande repertório de gols, jogadas e assistências, o camisa 27 segue sendo peça importante no elenco rubro-negro. Prova disso é que, mesmo com 32 anos de idade, o atacante tem acerto com o Fla para renovar o contrato até o fim de 2026.

  • Vitinho

Contratado para ser grande protagonista do Flamengo em 2018, Vitinho viveu altos e baixos no clube, onde ficou até agosto de 2022. Hoje, aos 30 anos de idade, o atacante defende o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, com contrato até junho de 2025.

  • Berrío

Assim como Vitinho, o colombiano chegou ao Fla com peso de grande contratação, mas não correspondeu ao esperado. Apesar disso, Berrío chegou a fazer boas atuações no Flamengo, sobretudo em 2017.

Em julho de 2020, Berrío se transferiu ao Khor Fakkan (SAU). Hoje, entretanto, o atacante está no Qingdao West Coast (CHI), após passar por América-MG e Rionegro Aguila (COL).

  • Lincoln

Contemporâneo de Vinicius Jr na base do Flamengo, Lincoln não conseguiu o mesmo sucesso do companheiro no profissional. Ele deixou o Fla em janeiro de 2021, para jogar no Vissel Kobe (JAP). Em 2022, o jovem defendeu o Cruzeiro, por empréstimo, mas logo retornou ao clube japonês.

Lincoln, ex-atacante do Flamengo, em jogo do Vissel Kobe, no Japão
Alçado como grande joia em 2017, Lincoln não conseguiu se firmar no Flamengo e hoje busca o sucesso no Japão (Foto: Divulgação/Vissel Kobe)
  • Lucas Silva

Promissor na base, Lucas não teve grandes oportunidades no time principal do Flamengo, somando 22 jogos em três temporadas no profissional. Desta forma, o jogador se transferiu ao Paços Ferreira (POR) no início de 2020 e ficou lá até 2022.

Hoje, Lucas Silva defende o Guarani, time da segunda divisão do Brasil. Vale destacar que o Garoto do Ninho também teve passagem pelo Avaí, entre 2022 e 2023.

  • Vitor Gabriel

Apesar de não ter entrado em campo na Libertadores de 2019, Vitor Gabriel consta como campeão do torneio. Em janeiro de 2020, ele foi emprestado ao Braga e chegou a retornar ao Fla em meados de 2021. Sem ser utilizado, o atacante acumulou mais dois empréstimos, sendo um ao Juventude e o outro ao Ceará. Depois disso, em 2023, acabou negociado de forma definitiva ao Gangwon FC, da Coreia do Sul.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *