Matheuzinho treinou como ‘lateral construtor’ em algumas atividades de Tite
Por: Leo José, Mônica Alves e Rodrigo Lima
Tite chegou ao Flamengo com a missão de preparar o elenco para 2024. Uma das primeiras mudanças propostas pelo técnico está sobre Matheuzinho. Isso porque, o lateral direito começou a treinar com mais frequência na posição de ‘lateral construtor’.
Conforme apuração da reportagem do Coluna do Fla, Tite tem usado Matheuzinho também como ‘lateral construtor’ nas atividades do Flamengo — tal posição exige que cria do Ninho ocupe mais espaço pelo centro do meio de campo para ajudar na criação de jogadas. O jovem 23 anos, dessa forma, alterna entre a lateral pela ala e a lateral por dentro do meio-campo. Para esse segundo estilo de jogo, inclusive, o camisa 34 foi acionado por Tite nos dois últimos duelos.
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
Tite utilizou Matheuzinho contra Grêmio e Santos. O jovem entrou no segundo tempo nas duas partidas e fazendo a função de ‘lateral construtor’. Diante dos gaúchos, o camisa 34 substituiu Arrascaeta e teve o primeiro contato com a posição após as orientações da comissão técnica do novo treinador. Foram 45 minutos em campo.
Na partida contra o Santos, Matheuzinho substituiu Wesley e esteve na maior parte do tempo como lateral pela ala. Entretanto, em alguns momentos dos 45 minutos na ativa, o camisa 34 foi orientado por Tite para fazer o papel de ‘lateral construtor’.
TITE, FILIPE LUÍS E MATHEUZINHO
Desde os tempos de Seleção Brasileira, Tite é fã de laterais que tenham a capacidade de construir jogadas. Não à toa, com o treinador, Danilo, da Juventus (ITA), e o próprio Filipe Luís, hoje no Flamengo, tiveram espaço. Sendo assim, o lateral esquerdo do Rubro-Negro também passa alguns ensinamentos do que saber fazer na posição para o jovem.
O próximo compromisso para Tite usar, ou não, Matheuzinho é neste domingo (05). O Flamengo encara o Fortaleza na Arena Castelão, pela 32ª rodada do Brasileirão. A partida começa às 16h (horário de Brasília) e, sendo assim, conta com transmissão AO VIVO do Coluna do Fla.
Vamos jogar no 3-4-3?
Provavelmente essa possibilidade é pra encaixar melhor o Luiz Araújo na ponta, dessa forma o corredor fica pro Luiz e o Matheus joga mais por dentro. Situação parecida com o que fez o Dorival no time B ano passado, quando o ponta era o Marinho e o próprio Matheus o lateral.
Sim, perfeitamente. Por isso, acredito que faça mais sentido os laterais (que se tornarão alas) ocuparem a segunda linha de marcação (meio-campo) juntamente com os meias e volantes, deixando o sistema defensivo com 2 ou 3 jogadores. Acredito que um 3-4-3 faça mais sentido com a volta do Pulgar (que faria o terceiro homem na cabeça de área) e deixaria Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro e até mesmo Thiago Maia. disputarem as duas vagas restantes no meio-campo.
Notou que o flamengo também perdeu os dois jogos com tite enganador inventando pra piorar a situação do time?