Arbitral da FERJ nesta segunda-feira (27) definiu detalhes importantes do Cariocão 2024
Por: Leo José
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) alinhou os últimos do Campeonato Carioca de 2024 em arbitral realizado na manhã desta segunda-feira (27). Sendo assim, o Flamengo conheceu a tabela e as regras da competição. Clássicos a partir da sexta rodada, obrigação de usar time principal no início, uso do VAR e mais: confira tudo com o Coluna do Fla.
Durante o arbitral realizado em restaurante no bairro Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, os dirigentes de todos os 12 clubes estiveram de acordo com os termos do campeonato, sem oposições. Desse modo, ficou definido que o formato de 2024 será igual ao de 2023: as equipes se enfrentam em turno único e as quatro melhores fazem a semifinal e, posteriormente, a final. O presidente Rodolfo Landim e o diretor-executivo Bruno Spindel representaram o Flamengo no evento.
TABELA DO CARIOCA
Todo a tabela base da fase de grupos do Cariocão 2024 foi sorteada no arbitral desta segunda-feira (27). O Flamengo estreia contra o Audax, em 17 (quarta) ou 18 (quinta) de janeiro — as datas e os horários ainda serão definidos pela FERJ. A final está previamente agendada para 07 de abril. Além disso, o Estadual terá clássicos a partir da sexta rodada.
Vasco x Flamengo é o primeiro grande jogo do Cariocão 2024, abrindo a temporada de clássicos no futebol estadual. O embate tradicional está previamente marcado para o dia 03 (sábado) ou 04 (domingo) de fevereiro. Vale lembrar que todas as rodadas, a partir da sexta, terá um clássico.
OBRIGAÇÃO DE TIMES PRINCIPAIS
O regulamento do Cariocão 2024 ainda exige que todos os times usem as equipes principais a partir da quarta rodada. Em 2023, tal prazo era para a terceira jornada. A ampliação da janela para uso de planteis alternativos se dá por conta de Datas FIFA. “Acredito que iremos iniciar o campeonato dia 17 com o time principal“, contou Landim, presidente do Flamengo, em arbitral nesta segunda (27).
FLAMENGO QUER “NACIONALIZAR” O CARIOCÃO
A diretoria do Flamengo pretende “nacionalizar” o campeonato em 2024. Isso porque, o Rubro-Negro levará alguns jogos para fora do Rio de Janeiro. Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, devem receber partidas do Fla no Carioca.
— Tem duas cidades. Uma delas já tive conversa com o governador, que tinha convidado para a inauguração do Mangueirão. Temos a ideia de mandar jogo para lá. Manaus também é uma cidade que temos ideia de levar. Fazemos acompanhamento contínuo do público que vai ao jogo do Flamengo. Manaus é o quarto estado que coloca mais gente no Maracanã em alguns jogos. Temos algo para dar a esse pessoal de retorno. Levar o Flamengo para lá. Mais de 50% da população torce por nós — disse Landim.
USO DO VAR
O Campeonato Carioca do próximo ano terá a operação do VAR apenas nos clássicos e a partir das semifinais. Dessa forma, as partidas em que houver ao menos um clube fora dos quatro grandes não contarão com a tecnologia. Entretanto, qualquer clube pode pedir a utilização da ferramenta na partida, desde que o estádio do jogo esteja homologado pela International Board (IFAB).
EMPRESA PARA FISCALIZAR
A FERJ contratou a empresa francesa ‘Good Game’ para analisar a atuação da arbitragem no Cariocão 2024. “Esta empresa terá a finalidade do monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais. Porém, poderemos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação”, disse Rubens Lopes, presidente da FERJ.
O Flamengo chega para o Campeonato Carioca sendo o maior campeão, com 37 títulos. Fluminense, com 33, é o atual vencedor do torneio. Vasco da Gama, com 24, e Botafogo, com 21, completam a lista dos quatro maiores conquistadores do estado.