Arrascaeta lamentou a morte do jogador e também fez cobranças em relação a saúde mental dentro dos clubes
O futebol mundial teve mais um caso para se lamentar. Diego Galo, que estava desaparecido desde a última quinta-feira (30), foi encontrado sem vida nesta segunda (04). Após a divulgação do ocorrido, o meio campista Arrascaeta, por meio das redes sociais, fez um forte desabafo e cobrou que os clubes priorizem a saúde mental.
Por meio do Instagram, o camisa 14 do Flamengo repostou uma publicação feita pelo Fundo Mútuo de Futebol Profissional Uruguaio (MUFP). Além disso, a imagem foi acompanhada da seguinte frase: “A saúde mental deveria ser prioridade em todos os clubes do mundo.”
ENTENDA O CASO
Na última semana, o futebol uruguaio ficou apreensivo com o desaparecimento de Diego Galo. Além do sumiço, o que chamou atenção foi a carta escrita pelo jogador, na qual o atleta de 29 anos parecia bem deprimido e tinha feito uma espécie de despedida. Por fim, o atleta do Sportivo Bella Itália (URU), time amador do Uruguai, pedia desculpa aos amigos e familiares.
FLAMENGO NÃO CONTA COM PSICÓLOGO
Devido a sequência de jogos importantes e cobranças ao longo da temporada, alguns atletas acabam não atingindo melhor performance por conta de ‘pressão mental’. Dessa forma, diversos clubes já contam com um psicólogos. No Flamengo, por ora, ainda não tem.
Diante isso, alguns jogadores rubro-negros, como Everton Cebolinha e Matheuzinho, buscam por esse auxílio de forma particular, com o auxílio de Lulinha Tavares, o ‘Coach Mental’. Por fim, a intenção principal é manter o mesmo nível de concentração e de performance, mesmo com a carga excessiva de cobranças ao longo da temporada.
POSIÇÃO DE MARCOS BRAZ EM RELAÇÃO A SAÚDE MENTAL NO FLAMENGO
Em 2020, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, tratou como ‘irrelevante’ a presença de um psicólogo no clube. O assunto voltou à tona após um episódio de caso de depressão do atacante Michael, quando ainda atuava pelo rubro-negro. Questionado, o mandatário respondeu da seguinte forma.
O FLA TEM PSICÓLOGO? ?
?️ Em entrevista ao #PODFLA, @marcosbrazrio respondeu o questionamento de @ledosimon e @poetatulio sobre a inclusão de um profissional da saúde mental no elenco do Rubro-Negro.
?? VEJA COMPLETO: https://t.co/tG05Z1CZGF pic.twitter.com/mNzEYjQgm4
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 7, 2022
— Quando precisa contratar roupeiro, jogador, vem a demanda, na hora que vem a demanda, (o profissional) é contratado. Há uma falácia que eu tenho problema com profissional A ou B, pelo amor de Deus, até por inteligência, eu não poderia ter restrição a isso. Existe um departamento aqui, tem psicológico no sub-20, sub-18, tem tudo ali embaixo (CT) -, declarou, antes de concluir:
— O jogador A ou B que está com 17, 18, 19, 20 anos e precisa de um psicólogo quando vai para o profissional… Qual é o mais indicado: um que sempre o atendeu ou um novo? O psicólogo é um profissional em que você precisa de confiança para expor várias situações. De uma maneira covarde, acham que isso não procede, não tem. Nós temos isso na base. Até o sub-20, vários jogadores, que estão treinando nos profissionais, se quiserem e se sentirem à vontade, têm à disposição – finalizou Marcos Braz.
NOVO ESTÁDIO DO FLAMENGO: TERRENO DO GASÔMETRO (IMAGENS EXCLUSIVAS) – YouTube
JOGO DO FLAMENGO
Diante do desabafo de Arrascaeta, o elenco do Flamengo se prepara para o último compromisso da temporada. Nesta quarta-feira (06), o Mengo enfrenta o Palmeiras, pela 38ª rodada do Brasileirão. A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi. O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube.
Por curiosidade, pesquisem sobre a psicólogia Michelle Rizkalla, para você entenderem a dimensão do nível de INCOMPETÊNCIA e AMADORISMO da nossa direção!!!