Arrascaeta ganhou o prêmio ‘Bola de Prata’ pela quarta vez na carreira
A temporada de 2023 foi decepcionante para o Flamengo, porém, individualmente, um jogador tem motivos para comemorar. Arrascaeta foi eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro no troféu ‘Bola de Prata’, promovido pela Revista Placar há 50 anos. Dessa forma, o uruguaio colou em Zico e superou Ronaldinho Gaúcho na lista dos maiores vencedores na posição.
MEIAS COM MAIS BOLAS DE PRATA NA HISTÓRIA:
• Zico: 5
• Arrascaeta: 4
• Mário Sérgio: 4
• Marcelinho Carioca: 3
• Ronaldinho Gaúcho: 3
Nos cinco Campeonatos Brasileiros em que disputou pelo Flamengo, Arrascaeta só não ganhou o prêmio em 2021. Ou seja, o uruguaio esteve na ‘seleção do Brasileirão’ em 2019, 2020, 2022 e em 2023. Agora, o camisa 14 só está atrás de Zico no ranking dos maiores campeões na posição. Afinal, o Galinho levou os troféus em 1974, 1975, 1977, 1982 e 1987. Além disso, o maior ídolo da história do Mengão tem duas Bolas de Ouro (74 e 82, como melhor da competição) e duas artilharias (80 e 82).
Porém, com o tetra, Arrascaeta passou Ronaldinho Gaúcho. O ‘bruxo’ ganhou o prêmio em 2000, pelo Grêmio, 2011, com o Flamengo, e 2012, vestindo as cores do Atlético-MG. Na função de meia, o uruguaio só está empatado de Mário Sérgio Pontes de Paiva, que fez história no Internacional.
NO TOPO ENTRE OS ESTRANGEIROS
A quarta Bola de Ouro de Arrascaeta colocou o jogador do Flamengo no hall dos maiores gringos da história do prêmio. Afinal, o paraguaio Gamarra (ex-Mengão) e o chileno Elias Figueroa também levaram o troféu quatro vezes para a casa. Em 2024, o meia rubro-negro tem a chance de se tornar líder isolado.
MAIORES VENCEDORES DE TODOS OS TEMPOS
No top 5 do Bola de Prata em todos os tempos, pelo menos quatro têm história pelo Flamengo. Zico, Junior e Renato Gaúcho aparecem empatados em segundo, com cinco. Já o líder é Rogério Ceni, ex-técnico rubro-negro, heptacampeão na premiação.
1o Rogério Ceni – 7
2o Zico, Junior, Renato Gaúcho e Dudu – 5
Arrascaeta não se compara ao pé esquerdo do Zico.