Intervenção na CBF pode prejudicar clubes brasileiros em competições
Não bastasse todo o caos do futebol brasileiro, a novela pela presidência da CBF ganhou novos capítulos nesta sexta-feira (15). Isso porque, a Fifa ameaçõu tirar os clubes brasileiros de competições internacionais caso a intervenção na entidade nacional permaneça.
Em carta assinada por dirigentes da Fifa e da Conmebol na quinta-feira (14), a CBF recebeu o aviso: “A interferência indevida de terceiros contraria seus Estatutos e, se a intervenção judicial for mantida, não terão outra alternativa senão aplicar sanções”.
Além disso, a Fifa e a Conmebol informaram que virão ao Brasil em janeiro e querem que a eleição da CBF aconteça após a visita das entidades. Dessa forma, a confederação brasileira deve acatar ao pedido das instituições internacionais.
CBF ENTRE A CRUZ E A ESPADA
Por conta do comunicado da Fifa e da Conmebol, a CBF vive um impasse. Isso porque, a entidade não pode descumprir a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que nomeou o interventor José Perdiz, presidente do STJD, para realizar a eleição em 30 dias úteis.
Este prazo, vale ressaltar, tem fim no dia 12 de janeiro. No entanto, a CBF também precisa atender à determinação da Fifa e da Conmebol. Dessa forma, os clubes brasileiros estão com o futuro ameaçado no que diz respeito à competições internacionais.
O Flamengo, em 2024, tem vaga garantida na Libertadores da América. Contudo, o Rubro-Negro e os demais clubes brasileiros classificados para a competição continental podem ser prejudicados e retirados da disputa caso a CBF seja punida.