Apenas o Fortaleza superou o Flamengo em número de partidas
O Flamengo disputou sete campeonatos em 2023. No entanto, mesmo com a quantidade acima do normal de competições, o Rubro-Negro não foi o time com mais partidas no ano entre os clubes da Série A. O Mais Querido entrou em campo 76 vezes, contra 78 do Fortaleza. Além disso, aparecem no top-4 Corinthians e Palmeiras, com 73.
OS TIMES QUE MAIS JOGARAM EM 2023:
Fortaleza – 78 jogos
Flamengo – 76
Corinthians e Palmeiras – 73
QUASE TODOS OS JOGOS POSSÍVEIS
Das sete competições disputadas pelo Flamengo, em apenas uma o time não jogou ‘todas as partidas possíveis’: a Copa Libertadores, quando caiu nas oitavas de final. O Rubro-Negro atuou em quatro finais: Supercopa, Recopa, Carioca e Copa do Brasil. Além disso, no Mundial de Clubes, o Mengão fez dois jogos, casos da semifinal e disputa do bronze. Por fim, cumpriu as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
FORTALEZA
O Fortaleza fez mais jogos que o Flamengo no ano. O time nordestino disputou seis competições: Sul-Americana, Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. Diferentemente do Rubro-Negro, pelo menos a equipe de Juan Pablo Vojvoda levantou o troféu estadual.
PODE PIORAR
No domingo (17), a FIFA anunciou a realização de torneios intercontinentais por ano e um Super Mundial de Clubes em 2025. Ou seja, os times brasileiros que jogarem os campeonatos podem ter mais partidas. O Mengão, por exemplo, disputará a competição daqui duas temporadas. Para ser campeão, são necessários sete embates.
COMPETIÇÕES EM 2024
Para 2024, o Flamengo tem quatro competições oficiais confirmadas no calendário: Carioca, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. No entanto, caso ganhe o tetra continental, o Rubro-Negro jogará a nova Copa Intercontinental, no qual o campeão terá de fazer três partidas. A decisão está marcada para o dia 18 de dezembro, em local a ser definido pela FIFA. Antes, porém, se o Mengão chegar lá, terá de passar por dois mata-matas.