Além do Fla, outros dois times brasileiros compõem top 8
O Flamengo encerrou a temporada sem nenhum título após sete competições disputadas. No entanto, a arrancada do Rubro-Negro na reta final do ano fez o clube subir posições no ranking de melhores times do mundo da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, em inglês).
Com a melhora nos momentos finais de 2023, o Flamengo passou da 11ª para a oitava posição do ranking. Sendo assim, o Mais Querido só ficou atrás de dois times brasileiros: o Fluminense, que ficou em sétimo, e o Palmeiras, o sexto.
VEJA TOP 8
- 1º Manchester City (ING) – 314 pontos
- 2º Real Madrid (ESP) – 308
- 3º Inter de Milão (ITA) – 264
- 4º Al Ahly (EGI) – 255
- 5º PSV (HOL) – 224,5
- 6º Palmeiras – 220
- 7º Fluminense – 219
- 8º Flamengo – 212
- 8º Bayer Leverkusen (ALE) – 212
GIGANTES EUROPEUS FICAM PARA TRÁS
Abaixo do Flamengo, estão gigantes europeus como Porto (POR), Barcelona (ESP), Roma (ITA), Bayern de Munique (ALE) e Manchester United (ING), por exemplo. Os brasileiros mais próximos do top 8 são Fortaleza (10º), São Paulo (13º) e Internacional (20º).
Vale lembrar que a IFFHS leva em consideração o resultado dos clubes de acordo com o nível das ligas nacionais e das competições continentais em que disputam. O Brasileirão, por exemplo, tem ‘peso 4’, possuindo a mesma relevância dos campeonatos da Inglaterra, da Espanha, da Itália, da França e de Portugal. Em contrapartida, os torneios de países como Egito, Argentina, Paraguai e Colômbia têm ‘peso 3’.