Acostumado com títulos nos últimos anos, Flamengo passou em branco em 2023
Enfim, a decepcionante temporada do Flamengo terminou. Com ela, uma marca negativa: pela primeira vez, desde 2016, o Rubro-Negro não levantou taças. Porém, oportunidades o clube teve, afinal, disputou sete campeonatos, sendo vice em quatro. Além disso, o Fla decepcionou na Libertadores e no Mundial, quando caiu precocemente.
2️⃣0️⃣2️⃣3️⃣: ANO PRA ESQUECER! Flamengo não ficava sem títulos durante um ano no futebol profissional desde 2016. O Mais Querido disputou 7 títulos no ano (contando o Mundial) foi vice em 4, e não conquistou nenhuma taça. #colunadofla pic.twitter.com/FvPAtY905C
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) December 7, 2023
CAMPANHAS DO FLAMENGO EM 2023:
Supercopa: vice
Recopa: vice
Carioca: vice
Mundial: terceiro
Libertadores: oitavas
Copa do Brasil: vice
Brasileirão: quarto
TRÊS TÉCNICOS NO ANO
Os vexames do Flamengo no ano foram divididos pelos três técnicos que passaram no clube. Com Vítor Pereira, o Rubro-Negro perdeu a Supercopa para o Palmeiras, a Recopa para o Independiente del Valle (EQU), e o Mundial, na semifinal, para o Al Hilal (SAU). Por fim, após abrir 2 a 0 no jogo de ida da final, o Mengo levou 4 a 1 na volta e foi vice do Cariocão para o Fluminense.
Depois do estadual, Vítor Pereira foi demitido, e o Flamengo anunciou Jorge Sampaoli em abril. Com o argentino, mais duas decepções. Vice-campeonato da Copa do Brasil, com direito a derrota na primeira final, no Maracanã lotado, contra o São Paulo. Ainda, o Fla foi surpreendido na Libertadores, caindo nas oitavas de final, para o Olimpia (PAR).
Dessa forma, Tite chegou ao Flamengo faltando 12 jogos para o fim do Brasileirão. Em situação delicada, o treinador não prometeu brigar pelo título, mas chegou a liderar por alguns minutos, durante a vitória contra o América-MG. Porém, o time perdeu para Atlético-MG e São Paulo e conseguiu terminar apenas somente na quarta colocação.
E EM 2024?
Com a vaga garantida na fase de grupos, o Flamengo estreia na Libertadores no mês de abril. Antes, afinal, o Rubro-Negro fará pré-temporada, provavelmente nos Estados Unidos, em janeiro, quando também começa o Carioca. No entanto, o elenco tira férias e tem reapresentação no início de 2024.