“Fora, Waldemar”: Oswaldo de Oliveira se irrita com pergunta sobre caso do irmão no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Irmão de Waldemar Lemos, Oswaldo de Oliveira se recusa a falar do assunto ocorrido há 20 anos


O novo técnico do Flamengo é o senhor Waldemar“. A frase, dita em 2003, entrou para a história do Flamengo, mas não por vitórias ou conquistas, e sim de maneira cômica. Por isso, o irmão do ex-treinador, Oswaldo de Oliveira, não gosta de falar do tema, mesmo 20 anos depois, e ainda se irrita com a situação.

Eu não falo desse assunto. Outro dia a ESPN veio me procurar para falar sobre o tema, para um documentário, e eu disse que não ia participar. É um deboche, uma falta de respeito muito grande com o profissional. Há um desrespeito muito grande, não só com o treinador, mas com o futebol — disse Oswaldo de Oliveira, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.

Outras prioridades têm muito mais valor do que as coisas que são legítimas no futebol. A legalidade é criada pelo dirigente, mas a legitimidade é indissolúvel, inatacável. Não abro mão da legitimidade. O Flamengo tinha contratado jogadores paraguaios e argentinos. O Waldemar botou os garotos para jogar, os da base que ele conhecia, em detrimento daqueles caras — acrescentou Oswaldo.

RELEMBRE O CASO

Em 2003, Oswaldo de Oliveira comandava o Flamengo. Porém, após sete jogos e apenas duas vitórias, o treinador foi demitido. Dessa forma, o Rubro-Negro promoveu o então auxiliar e irmão Waldemar Lemos para assumir o time. No entanto, a reação imediata e inusitada da torcida presente na Gávea no momento do anúncio é lembrada até os dias atuais.

O novo técnico do Flamengo é o senhor Waldemar“, disse o então diretor de futebol Eduardo Moraes, conhecido como Vassoura. A reação dos torcedores foi de surpresa e com xingamentos. “Waldemar é o c…, p…! Vai tomar no c…! Waldemar é a p… que o pariu!“. Então, o repórter da ESPN Cícero Melo pergunta: “Por que Waldemar?”.

A gente tem que pensar no melhor para o Flamengo, achamos que a torcida é muito importante. São dez jogos, e o Waldemar é uma pessoa de confiança“, explicou Vassoura, sem convencer os torcedores, que então puxam outro grito. “Ah, ah, ah, fora, Waldemar! Ah, ah, ah, fora, Waldemar!“. Até os dias atuais, rubro-negros resgatam o vídeo em tom de brincadeira, quando o time fica sem treinador. Ou seja, virou um ‘meme’.

COMO FOI WALDEMAR?

Apesar das críticas imediatas, Waldemar conseguiu calar os críticos. O treinador pegou o Flamengo brigando para não cair no Brasileirão e conseguiu deixar o time em oitavo, melhor posição desde 1997. Depois, o treinador ainda esteve à frente do Mengão em 2006, quando levou o clube até a final da Copa do Brasil. Porém, o técnico foi surpreendido e demitido antes da final. Assim sendo, Ney Franco assumiu e conquistou o título na decisão contra o Vasco.

OSWALDO DE OLIVEIRA

Torcedor do Flamengo declarado, Oswaldo de Oliveira não conseguiu sucesso no clube do coração. O irmão de Waldemar teve duas passagens no Mengão, em 2003 e 2015, somando 25 jogos e dez vitórias. No entanto, o técnico ficou marcado na história por trabalhos no Corinthians e Vasco, além de títulos no Japão.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Critico a atual diretoria, mas tenho que reconhecer: as gestões “pré-Bandeiras” eram terríveis! KKK