Notícias

Landim projeta custo de estádio e diz que obras podem impactar em contratação de jogadores no Flamengo

Compartilhe

Presidente do Flamengo se reuniu com grupo político do clube na última segunda-feira (04)


A construção do estádio pode gerar impactos nos bastidores do Flamengo. Na visão do presidente Rodolfo Landim, alguns formatos de negócios para a criação da ‘casa própria’ podem impactar diretamente em contratação de jogadores. Isso porque, a arena tende a custar R$ 2 bilhões, e um possível endividamento financeiro arranharia a credibilidade do clube no mercado.

Em reunião com o grupo ‘União Rubro-Negra’, na última segunda-feira (04), Landim revelou que o estádio próprio, entre terreno e construção, por exemplo, deve custar cerca de R$ 2 bilhões ao Flamengo. Sendo assim, a saída mais viável seria criar SAF e vender parte dela, já que teme endividar o clube associando-se a sócio-investidores.

— Aí as pessoas perguntam: “Por que você não busca um sócio para ser sócio do estádio? Deixa o Flamengo quieto e busca alguém para ser sócio, monta uma empresa embaixo e vai ser sócio do estádio”. O que aprendi na minha vida corporativa é que a pior coisa que existe é o desalinhamento entre sócios — disse Landim.

Se eu tiver um sócio no estádio, a tendência desse sócio, investidor imobiliário, o que ele vai querer? Ele vai querer maximizar a receita do investimento que ele fez. Resumindo: ele vai querer tomar o máximo de dinheiro possível da receita que o Flamengo tem de bilheteria na divisão com ele, que isso vai ser o mínimo de dinheiro possível. Isso vai reduzir a capacidade de investimento do Flamengo para aquilo que eu acho que é o principal para o Flamengo: investir em jogadores para poder continuar ganhando a p**** toda. É o que acho que o Flamengo precisa ter — contou o presidente.

E ONDE ISSO AFETA AS CONTRATAÇÕES?

Um dos temores de Landim é o Flamengo perder a credibilidade nas contratações. Isso porque, o presidente entende que um possível endividamento com um sócio exclusivo do estádio possa arranhar a imagem rubro-negra no mercado de transferências.

Hoje, não existe nenhum jogador que o Flamengo tenha comprado até agora sem ser em suaves prestações, igual ‘Casas Bahia’ (risos). Por que? O cara olha para o nosso balanço e fala: “Pelo amor de Deus, o Flamengo vai pagar”. Mas se você endivida o clube para fazer estádio, aí não — completou Landim.

DÍVIDA PRÓXIMA A R$ 200 MILHÕES

Ainda no trecho em que explicava a dinâmica do estádio próprio, Landim exaltou o trabalho da própria gestão sobre as dívidas. O mandatário acredita que o ‘não-endividamento’ é fundamental para que os clubes que negociam com o Flamengo acreditem na credibilidade da instituição.

— Flamengo é um clube com uma dívida muito pequena. A gente pegou o Flamengo com dívida perto de R$ 500 milhões e a dívida esse ano deve estar fechando perto de R$ 200 milhões. Pegamos o clube com uma receita de R$ 400 e poucos milhões e nesse ano vai ter uma receita perto de R$ 1,3 bilhão. O lucro operacional, que a gente chama de EBITDA, antes de depreciação e de pagamento de impostos, o Flamengo vai ter um lucro operacional de R$ 375 milhões esse ano. Flamengo, hoje, é de outro patamar. O Flamengo consegue dinheiro — completou Landim.

ÚLTIMO ANO DE GESTÃO E PROMESSA DE CONTRATAÇÕES

O último ano da gestão Landim é 2024. Desse modo, após um 2023 sem nenhum título nas sete competições disputadas, a atual diretoria promete abrir os cofres para reforçar o elenco na próxima temporada. Desse modo, o objetivo é melhorar o desempenho nas quatro competições que vai disputar: Cariocão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Isso, antes das eleições presidenciais no clube, marcadas para o fim da temporada.

EXCLUSIVO: VEJA TERRENO DO GASÔMETRO, ONDE FLAMENGO QUER CONSTRUIR ESTÁDIO PRÓPRIO

Ver comentários

  • A torcida paga a construção do estádio se e o flamengo convocar o seus torcedores e de maneira séria e transparente construir um projeto de contribuição dos torcedores na construção do seu estádio.
    O vasco construiu São Januário assim é nós temos dez vezes mais potencial de ajudar nosso clube do que eles.
    Lança uma campanha séria e nos estaremos fortes e presentes.

  • Somente cego que não enxerga que o grande problema do flamengo não ter um estádio próprio se chama diretoria.
    Nunca quiseram e nunca vão querer!

  • Só uma CPI poderia descobrir pra onde vai tanto dinheiro do flamengo, uma coisa temos certeza ganha bem e gasta mal fora os desvios de grana sempre roubam essa vaca leiteira

  • É impressionante alguns comentários negacionistas por aqui, ou então são os opositores disfarçados de torcedores que passam o tempo questionando o trabalhodos caras sem conseguir provar nada do que falam. Existe o BALANCETE no site da instituição, vá conhecer é DE GRAÇA, caso ñ entenda porra nenhuma de números, peça pra quem entenda e se encontrar algo suspeito, traga a público.
    Na verdade é que essa "CORJA", anda doida pra retornar e arrebentar a instituição assim como fizeram por décadas até 2012. PQP...

  • Já está avisando a torcida que o time vai ter Muralha, Pará, Rafael Vaz , Rodolfo , No meio Walter gordo e Magno Alves. no ataque Balotelli e He Man e Pipico.

  • O QUE ESSE PRESIDENTE E SEU GEUPO QUER É SE APOSSAR DE VEZ DO FLAMENGO, PRA FAZER ESTÁDIO NAO PRECISA VENDER O FLAMENGO, BASTA VENDER 8 MIL CADEIRAS CATIVAS POR 30 ANOS, QUE SO AI JA DA QUASE A METADE DO ESTADIO, VENDER O NOME DO ESTÁDIO POR 30 ANOS E COM AS CATIVAS JA VAI QUASE 80% DO ESTÁDIO, e TEM CAMAROTES E SETORES DO ESTÁDIO QUE TAMBÉM PODE RENDER 300 A 400 MILHÕES SO NOS CAMAROTES E DA NOME A SETORES DO ESTÁDIO PRA EMPRESAS, ENTAO O LANDIM QUER É SE APOSSAR DO FLAMENGO JUNTO COM SEU GRUPO, NAO VENDA O FLAMENGO

  • "investir em jogadores para poder continuar ganhando a p**** toda".
    Tem "rasãum". Inclusive, foi graças aos investimentos que ganhamos TUDO esse ano!

  • O PRESIDENTE ESTA CORRETÍSSIMO ... é preciso ter um estádio 100% do Mengão, será uma mina de dinheiro em bilheteria e com vendas de camarotes alugueis de restaurantes... e o time terá um tapete de grama viva que só deve ser pisoteado em jogos do time shows, mas não de Rock e CIA! Assim o crescimento é certeiro e o ceu é o limite.

Notícias recentes

  • Destaque

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

Zenit (RUS) já comunicou ao Flamengo que pretende investir em Léo Ortiz caso concretize a…

26/06/2026
  • Notícias

Jogos do Flamengo em Portugal terão transmissão da Band

River Plate (ARG) é o primeiro adversário do Flamengo no Torneio de Algarve Está chegando…

26/06/2026
  • Notícias

Jogador do Bonsucesso se encanta com Lorran e exalta o Flamengo: “Real Madrid do Brasil”

O que disse Walney, meio campista e capitão do Bonsucesso, sobre jogo contra o Flamengo?…

26/06/2026
  • Notícias

Foto sugere affair entre Erick Pulgar e filha de Eduardo Moscovis, ator da Globo

Erick Pulgar está à disposição para jogar a intertemporada do Flamengo, em Portugal O namoro…

26/06/2026
  • Notícias

Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

Flamengo cobra R$ 42,75 milhões da FGM, empresa de Marcão, pai de Gerson A briga…

26/06/2026
  • Manchetes

Guerrero, Arrascaeta e Plata: saiba como foram os gols de jogadores do Flamengo nas últimas 3 Copa do Mundo

Como foram os gols de Guerrero, Arrascaeta e Plata em Copas do Mundo?   O…

26/06/2026