Técnico de Filipe Luís nos tempos de Atlético de Madrid (ESP), Simeone chamou o lateral para voltar à Espanha
Filipe Luís deixou os gramados na última quarta-feira (06), com o fim do Campeonato Brasileiro. No entanto, o ex-lateral já deixou claro que pretende seguir a carreira de treinador nos próximos anos. Para ter êxito na nova função, o antigo lateral do Flamengo pode ter um grande professor, Diego Simeone, atual comandante do Atlético de Madrid (ESP) e ex-técnico de ‘Filipinho’ nos tempos de Espanha. O argentino fez um convite para o ídolo do Mengão.
— Filipe Luís! Bom, chegou o momento. A verdade é que eu te parabenizo por esses extraordinários anos de sua carreira, pelo seu profissionalismo, seu compromisso, seu coração, sua nobreza, sua humildade, por querer sempre escutar para melhorar como jogador e como pessoa, e tudo isso fez com que este caminho como jogador fosse brilhante — disse Simeone, em vídeo de homenagem ao lateral publicado pela ‘FlaTV’.
— Te admiro, te sigo no Brasil, você cansou de ganhar, fico muito contente por você e pela sua família, tenho um grande carinho pela sua família. Então te mando um abraço muito grande. Desfrute e, já sabe, se quiser vir a algum treinamento e aprender algo, aqui estamos — acrescentou Simeone.
FILIPE LUÍS RESPONDE EMOCIONADO
Com os olhos cheios de lágrimas, Filipe Luís rasgou elogios a Simeone e o tratou como a “pessoa mais importante” da carreira. Os dois trabalharam juntos no Atlético de Madrid por oito temporadas. Além disso, a dupla levantou troféus como o do Campeonato Espanhol e Liga Europa (duas vezes).
— O Simeone é a pessoa mais importante da minha carreira. Ele é o cara, o número 1, porque ele mudou a minha mentalidade, a minha forma de ser, como ele falou, por querer aprender e escutar, pra ser um melhor jogador e uma melhor pessoa, porque ele não só ensina você a ser um jogador, ele ensina você a ser uma melhor pessoa, como educar seus filhos, como pensar, como ter o pensamento de campeão, de vencedor, em não negociar o esforço, e isso não é fácil, são oito anos com o cara, que te deixa motivado — respondeu Filipe Luís.
— Ele já está há 12 (anos) e o time não para de ganhar. Não existe coincidência no futebol. Então, ele mudou a minha mentalidade, ele fez eu me tornar um campeão. Sou muito agradecido a ele, tivemos muitas discussões, obviamente que como treinador a gente acaba discutindo por um ponto ou outro, mas como pessoa, assim, às vezes fico vendo os vídeos assim e fico pensando… — ressaltou o lateral.
— Esse cara conseguiu ‘lavar meu cérebro’ porque é muito emocionante escutar isso dele, dos meus companheiros, porque muitos passam, fazem história no futebol, mas poucos deixam marca, são queridos pela pessoa, e me sinto muito emocionado e com um orgulho muito grande de ter escutado isso dele — encerrou Filipe Luís.
APOSENTADORIA DE FILIPE LUÍS
No Flamengo desde julho de 2019 até dezembro de 2023, Filipe Luís deixa o clube com dez títulos. O ex-lateral ganhou duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Copa do Brasil, uma Recopa, duas Supercopas e dois cariocas. Depois da carreira de jogador, o sonho do ex-camisa 16 é ser técnico do Mengão no futuro.