Tite inicia treinos de 2024 no dia 08 de janeiro, com expectativa de contar com Nicolás de la Cruz no elenco
O Flamengo está cada vez mais perto de poder contar com Nicolás de la Cruz, do River Plate (ARG), no elenco rubro-negro para a temporada 2024. Dessa forma, surge a seguinte pergunta: onde o meio campista uruguaio se encaixaria no time comandado por Tite?
Unindo as características de Nicolás de la Cruz ao estilo de jogo que Tite demonstrou na temporada 2023 com o Flamengo e, até mesmo, ao longo da carreira, três tipos de esquemas se tornam mais plausíveis e deixam o uruguaio confortável dentro de campo. São eles: conhecido (4-2-3-1), Losango (4-1-3-2) e Funcional (4-1-4-1).
? ONDE JOGARIA DE LA CRUZ? Obsessão do Flamengo há muito tempo, meia uruguaio tem negociação encaminhada com o Mais Querido. Com isso, surge a pergunta, onde o meio-campo do River Plate se encaixaria no time?
DEPENDE DE TITE! O plano do treinador para a temporada 2024 é… pic.twitter.com/ma4wxfeIGG
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) December 15, 2023
ESQUEMA CONHECIDO
Tite finalizou a temporada 2023 comandando o Flamengo com o ‘Esquema Conhecido’. Dessa forma, o estilo posicional é composto por dois volantes de construção e chegada à frente, conhecida como ‘box-to-box’. Nesse caso, De la Cruz seria utilizado como um dos jogadores da volância, caso os laterais criem por dentro, deixando o uruguaio com maior liberdade para transitar para os lados.
Além disso, De la Cruz teria a possibilidade de atuar também como um ponta construtor. Nesse caso, o jogador poderia ser escalado tanto pela direita, quanto pela esquerda. Dessa forma, no Esquema Conhecido, o meio campista uruguaio poderia substituir Gerson, Luiz Araújo ou Bruno Henrique (Cebolinha) no time titular de 4-2-3-1.
LOSANGO
Esquema de 4-1-3-2, nunca utilizado por Tite no Flamengo, conta com dois atacantes. Nesse caso, o treinador teria de escolher entre Bruno Henrique, Pedro e Gabigol para as posições da frente. Assim, De la Cruz jogaria como meia esquerda, onde, inclusive, teve os melhores números no River Plate de Marcelo Galhardo. O estilo posicional teria, ainda, um volante mais recuado e dois meias de progressão com verticalidade. Desse modo, Gerson, Everton Ribeiro e Victor Hugo seriam as outras opções e os laterais dariam a amplitude.
FUNCIONAL
Sistema 4-1-4-1, no qual Tite teve mais sucesso recente no Flamengo, De La Cruz pode atuar em qualquer uma das posições do meio, com exceção da ponta direta. No Funcional, o esquema consiste com um centroavante tendo a companhia de uma linha com quatro meias, podendo ter ou não características de pontas. Esse foi o estilo de jogo que o treinador utilizou no Corinthians e que, inclusive, o projetou para a Seleção Brasileira.
SITUAÇÃO DE NICOLÁS DE LA CRUZ
No River Plate desde 2017, De la Cruz tem contrato com o time argentino até dezembro de 2025. Dessa forma, já possuindo o “sim” do jogador, o Flamengo terá que pagar multa ao atual clube do atleta uruguaio. O valor da rescisão é de 16 milhões de euros, ou seja, cerca de R$ 78,5 milhões.
Apesar de Flamengo e Nicolás de la Cruz já terem chegado a um acordo, o River Plate dificulta a negociação. Isso porque, o clube argentino quer receber o valor à vista. Sendo assim, para contar com o meio campista uruguaio, o Rubro-Negro admite a possibilidade de pagar a multa da forma desejada pela equipe de Buenos Aires.
EXPECTATIVA PARA CONTAR COM DE LA CRUZ NO INÍCIO DE 2024
O elenco do Flamengo está de férias até o dia 08 de janeiro, quando se reapresenta a partir das 14h (horário de Brasília) no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Dessa forma, a expectativa de Tite é de já poder contar com De la Cruz nas primeiras atividades de preparação para a temporada 2024.
Será que ele joga também de LATERAL? KKK