Revelado na base do Flamengo, o zagueiro Otávio está na próximo de fechar com o Porto, de Portugal. Atualmente no Famalicão (POR), o defensor de 21 anos pode render uma quantia milionária aos cofres rubro-negros.
Segundo o site ‘Mais Futebol’, o jogador é a prioridade para reforçar a defesa do Porto. Desse modo, o negócio pode ser fechado em 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 63 milhões na cotação atual). Em suma, o Flamengo detêm 30% dos direitos econômicos de Otávio, o que pode representar uma receita de 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões).
Em publicação do portal ‘ABola’ do último domingo (28), o técnico do Famalicão, João Pedro Souza, falou sobre a situação do zagueiro. Em tom de despedida, o treinador ressaltou que não se surpreende com o assédios dos principais clubes do país sobre o zagueiro.
“Claro que eu gostaria que continuasse conosco, mas sei que o mercado está aberto e há uma janela aberta para o Otávio. É um excelente jogador e, enquanto treinador, tenho de estar preparado para ficar sem ele. Essa é a minha função, algo que comecei a trabalhar desde janeiro do ano passado, quando aqui chegou, ele não vinha preparado, mas agora é um dos jogadores mais valiosos”, disse João Pedro Souza.
Otávio disputou apenas um jogo na equipe profissional do Flamengo. A estreia do jovem jogador foi em 2020, no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, no Campeonato Brasileiro daquele ano. À época, o Rubro-Negro sofria com um surto interno de Covid-19 e precisou acionar atletas das categorias de base.
Antes de ser cedido por empréstimo e, em seguida, vendido ao Famalicão, Otávio recebeu algumas boas propostas, como foi o caso da Inter Miami (EUA). No entanto, o Flamengo e o staff do zagueiro entenderam que a oferta do time português era melhor esportivamente, visto que o defensor teria a oportunidade de atuar no futebol europeu.
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Enquanto isso o Flamengo está atrás de um zagueiro de 28 anos. Vende as promessas e vai atrás de jogadores mais velhos para a posição
É um balanço financeiro de relativa complexidade, mas pode ser entendido da seguinte forma:
O Mengão vendeu Natan por 22 milhões reais e já lucrou 6,4 milhões, com a venda do zagueiro para o Napoli. No total, o Mengão recebeu 28,4 MI, pelo jogador.
Com relação a Otávio, o Mengão recebeu cerca de 2,7 MI reais e poderá receber mais 19 MI, o que deverá totalizar cerca de 21,7 MI de reais.
Pelos 2 jovens zagueiros, o total recebido poderá atingir 50 MI de reais.
O Mengão pretender pagar cerca de 50 MI pelo Léo Ortiz e a conta fecharia em "zero a zero", ou seja, o equivalente a uma troca simples, dos zagueiros, por Ortiz.
Acontece, que os dois jovens ex rubro-negros só tiveram os valores de seus passes elevados, depois que passaram a jogar na Europa. No Mengão, sempre foram reservas (de reservas).
O MENGÃO AINDA DETEM DIREITOS POR VENDA DESTES JOGADORES!
Assim, apesar de muitos questionamentos sobre a conduta de dirigentes, penso que as vendas dos "garotos" foram acertadas, sob o aspecto financeiro.
Eu gostaria de entender qual é a lógica de se vender os jovens Natan e Otávio, crias da base, custo zero, e que hoje defendem Napoli e Porto, para trazer Pablo, Leo Ortiz e etc.
Talvez os europeus estejam errados apostando nos jovens e o Flamengo esteja certo, se esforçando para trazer jogadores na faixa dos 30...
Mas eu gostaria que alguém da diretoria me explicasse essa 'lógica'.
Discordo Joãozinho. Abrimos mão de dois jovens com grandes potenciais, pois os clubes que os adquiram pelas cifras posteriores (10 e 12 milhões de euros, respectivamente), para ficar com um jogador que apesar de ser de alto nível, irá nos custar 9 milhões de euros). Em tese, se esta gestão fosse realmente RESPONSÁVEL, teríamos ficado com um lucro de pelo menos 13 milhões de euros, sem contar com o retorno técnico que eles poderiam ter dado, se tivessem continuado no clube (ou vocês preferem David Luiz e Pablo?). Mas infelizmente, tem gente que acha que a gestão atual é competente...
John Smith o futebol funciona assim, quando o Flamengo vendeu esses dois atletas eles não estavam prontos, e talvez ainda não estejam, Porto é um time da segunda prateleira na Europa, é para eles amadurecerem para talvez chegar ao topo, que seria os grandes da Inglaterra, Espanha, França e talvez Itália hoje.
Bom mas o assunto é o Flamengo, não to falando se foi certo, se foi pelo valor justo ou não, talvez pelo nível hoje seja bom para o Brasil. Mas oque o Tite disse que quer jogadores prontos, e o Léo Ortiz é um desse já que até a seleção chegou com o mesmo Tite. Esses garotos Otavio e Natan estão evoluindo mas não sei se já o bastante, talvez, mas a venda já foi feita. Eles querem estar lá na Europa, estão com mercado, mas ainda não estão na ponta.
Um exemplo é o Cleiton que tem futuro, mas ele ainda não esta pronto para brigar pela titularidade no Flamengo, ele serve hoje para compor o elenco. Vender ele agora não seria bom, mas garanto que a experiência na Europa seria ótimo pra ele, faria ele evoluir muito.
Como o Tite disse se for para contratar alguém que vai precisar evoluir é melhor investir na base, pra chegar tem que ser um atleta pronto para vestir a camisa.
O Natan jogou pelo Red Bull, mas não jogaria no Flamengo, titular, como o Matheus Gonçalves que era praticamente titular lá, mas aqui não vai ser, pode ajudar mas não esta pronto. Sobre o Otavio que é da matéria, ele é mais novo que o Léo Ortiz, seria pelo mesmo preço mais ou menos, mas tem que ver a vontade do jogador, e oque é bom para carreira dele, acho que ele não quer voltar.
Não tenho duvida que o Léo Ortiz chega e briga pra ser titular, esses garotos não tenho certeza, tem que se destacar muito.
Outro ponto é o auge do jogador Brasileiro, que não esta no status de craque, é em 27 anos, 27,5. Oque coloca o Léo Ortiz, o De La Cruz, o Viña e outros atletas. Quando o atleta é craque seu auge começa mais cedo, mas quando não é, a média é nessa faixa de idade.
Se acha que posso estar enganado é só fazer uma pesquisa.
John Smith, continuo com o entendimento de que foi interessante ter vendido o Natan e o Otávio, que poderiam até ter dado muitas alegrias ao Mengão, mas isso é uma incógnita.
Recorde os grandes zagueiros da base que foram campeões da Copinha (São Paulo):
1990: Júnior Baiano / Tita / Edmílson
2011: Marllon e Frauches
2016: Léo Duarte, Dener
2018: Patrick e Dantas (capitão da equipe)
Alguns até passaram por seleções de base, mas somente Júnior Baiano e Léo Duarte tiveram algum destaque. Até Hugo Dantas, que foi capitão vencedor da Copinha, está esquecido e sem valor no mercado. Seu nome nem consta no TransferMarkt.
Cleiton, se continuar como 3a opção, vai acabar indo para o futebol asiático, valendo pouco e ninguém vai escutar mais o seu nome.
Lembra do Thiago Sales (sósia do van Dijk)? Hahaha, a maioria dos torcedores também não lembram. Foi campeão no Chipre. O valor máximo de seu passe foi 750 mil euros.
OPS....A maioria não LEMBRA....