4 times ainda podem enfrentar o Flamengo em semifinal do Carioca; veja cenários

Compartilhe com os amigos

Flamengo é virtual campeão da Taça Guanabara


Por: Higor Neves

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, o Flamengo se tornou virtual campeão da Taça Guanabara, ou seja, líder da fase de grupos do Campeonato Carioca. Afinal, com três pontos de folga e 11 gols de saldo, o Rubro-Negro dificilmente será ultrapassado por algum rival. Contudo, quatro times ainda têm possibilidade de enfrentar o Fla na semifinal.

As equipes em questão são Fluminense, Nova Iguaçu, Botafogo e Vasco. Isso porque, considerando o Flamengo em primeiro, todas essas têm chances de terminar a fase de grupos na quarta posição.

Classificação do Campeonato Carioca de 2024, após 10 rodadas disputadas
Flamengo é líder isolado do Carioca e campeão virtual da Taça Guanabara (Imagem: reprodução/Google)

CONFIRA O CENÁRIO:

  • Fluminense

Atual vice-líder, o time das Laranjeiras tem 21 pontos. Na última rodada, o Fluminense tem pela frente o Botafogo. Se não vencer o clássico, a equipe pode ver Nova Iguaçu e Vasco a ultrapassarem, a depender de combinação de resultados.

Combinação para ser adversário do Flamengo: se o Fluminense empatar, o Nova Iguaçu precisa vencer por qualquer resultado, e o Vasco vencer por 3 gols de diferença; se o Fluminense perder, basta um empate do Nova Iguaçu e uma vitória do Vasco por 2 gols de vantagem.

  • Nova Iguaçu

Principal surpresa da competição, o Nova Iguaçu se classificou antecipadamente para a semifinal e está em terceiro lugar, com 21 pontos. Contudo, ainda há chance de terminar em quarto lugar, até mesmo em caso de empate contra o Volta Redonda, na última rodada.

Combinação para ser adversário do Flamengo: se empatar, o Nova Iguaçu termina em quarto com empate ou vitória do Fluminense + vitória do Vasco; se o Nova Iguaçu perder, uma vitória simples do Vasco joga a equipe para quarto lugar.

  • Vasco

O time cruzmaltino ainda não tem classificação garantida, mas é o atual quarto colocado da competição, com 19 pontos. Para garantir vaga na semifinal, o Vasco precisa vencer a Portuguesa. Porém, quanto ao posicionamento, também depende diretamente da situação de Fluminense, Nova Iguaçu e Botafogo.

Combinação para ser adversário do Flamengo: se vencer, o Vasco segue em quarto lugar em caso de vitórias de Nova Iguaçu e Fluminense, mas se um deles empatar, o cruzmaltino tem chance de subir pelo saldo de gols; se empatar ou perder, o time precisa que o Botafogo não vença o Fluminense.

  • Botafogo

Quinto colocado, o Botafogo é o único time que está fora do G-4, mas ainda tem chance de classificação. A equipe tem 17 pontos e pode passar de fase, no máximo, em quarto lugar. Sendo assim, automaticamente, seria o adversário do Fla na semifinal.

Combinação para ser adversário do Flamengo: Botafogo precisa vencer e torcer para empate ou derrota do Vasco contra a Portuguesa, sendo esta a única combinação possível para classificação do alvinegro.


Enquanto os rivais ainda fazem contas, o Flamengo aproveita a semana livre para treinos com tranquilidade. Isso porque, a equipe volta a campo no sábado (02), contra o Madureira. Para confirmar o título de maneira matemática, um simples empate é o suficiente. Contudo, com 100% de aproveitamento nos jogos sob o comando de Tite, a tendência é que o Rubro-Negro vá em busca de mais uma vitória para confirmar o bom momento.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *