Conmebol autoriza estádio com altitude acima de 4 mil metros para a Libertadores

Compartilhe com os amigos

Estádio Municipal de Al Alto, na Bolívia, estará na Libertadores


Em toda disputa de Libertadores, há polêmicas sobre os jogos na altitude. Nesta sexta-feira (02), a Conmebol ignorou os pedidos dos times que são contra e liberou o Estádio Villa Ingenio, da cidade de El Alto, na Bolívia, para a competição. Casa do Always Ready (BOL), o local possui mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Nos últimos anos, o Flamengo tem sofrido com os duelos em locais mais altos.

Nas participações recentes do Always Ready na Libertadores, o time mandava os jogos no Estádio Hernando Siles, em La Paz, com 3.637 metros de altitude. Agora, porém, o clube conseguiu o direito de jogar na cidade de El Alto e pode causar problemas para os times brasileiros.

O Always Ready disputará a fase preliminar da Copa Libertadores contra o Sporting Cristal, do Peru. O estádio municipal de El Alto deve ser inaugurado na competição no próximo dia 20. “Um dia muito histórico para toda a cidade de El Alto, a Conmebol enviou um e-mail aprovando o estádio Villa Ingenio”, disse o presidente do clube, Andrés Costa, nesta sexta-feira (02).

ESTÁDIO JÁ TEVE MORTE

Inaugurado em 2017 pelo então presidente do país da Bolívia, Evo Morales, o Villa Ingenio tem capacidade para 25 mil pessoas. Porém, o estádio possui uma tragédia marcada na história, em 2019. Durante jogo, o árbitro Víctor Hugo Hurtado teve uma parada cardíaca e morreu, aos 32 anos, enquanto apitava Always Ready x Oriente Petrolero.

PASSAGENS RECENTES DO FLAMENGO NA ALTITUDE BOLIVIANA

No século, o Flamengo teve de encarar algumas partidas em altitudes bolivianas. Na campanha do título da Libertadores de 2019, o Rubro-Negro estreou contra o San José (BOL). Apesar dos 3.700 metros acima do nível do mar de Oruro, o Mengão ganhou de 1 a 0, gol de Gabigol, após passe de Bruno Henrique.

Já em 2014, o cenário foi diferente. Contra o Bolivar (BOL) e os 3.600 metros de La Paz, o Flamengo perdeu por 1 a 0, jogo que ficou marcado pela escorregada de Samir no gol dos mandantes. Além disso, o Rubro-Negro encarou o Real Potosí (BOL) duas vezes no século, em 2012 e 2007. A cidade, que tem o mesmo nome do time, está a 4.100 metros de altura. O Mengão perdeu uma e empatou outra, respectivamente.

FLAMENGO NA LIBERTADORES

Garantido na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo estreia na competição apenas no início de abril. Porém, o torneio começa nas fases preliminares na próxima terça-feira (06), quando Puerto Cabello (VEN) e Defensor (URU) se enfrentam.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Quando tinha 21 anos, viajando pela América do Sul, visitei uma ilha no Lago Titicaca chamada Taquile, onde seu ponto mais alto fica a 4.050m de altitude. Lá, fomos convidados pelos nativos a fazer um jogo contra: nativos x turistas. Com 10 min., eu que corria meia maratonas, abri o bico. Com 20 min., correndo, parecia que corria com uma mão na minha boca. O ar que respirava, não conseguia alimentar meus pulmões. Faz muita diferença. É desumano.