EXCLUSIVO | Mário Jorge foge de favoritismo e detalha preparação do Flamengo para Libertadores Sub-20

Compartilhe com os amigos

Treinador do Flamengo Sub-20, Mário Jorge bateu um papo exclusivo com o Coluna do Fla


Por: Leo José e Rodrigo Lima

O Flamengo de Mário Jorge é o único representante brasileiro na Libertadores Sub-20 deste ano. Atual campeão do Brasileirão da categoria, os Garotos do Ninho vão em busca do título inédito da competição continental. O Coluna do Fla bate um papo exclusivo com o treinador rubro-negro, que detalha a preparação da equipe no Uruguai.

A Libertadores Sub-20 acontece entre os dias 02 e 17 de março. De volta à competição após quatro anos, justamente por ser campeão do Brasileirão Sub-20, o Flamengo está no Grupo C, ao lado de Aucas (EQU), Defensor Sporting (URU) e Sporting Cristal (PER). O primeiro das três chaves e o melhor segundo avançam para as semifinais. Sendo assim, Mário Jorge tem programação feita em busca do título inédito.

“Temos uma programação já definida, que consiste em uma atividade indoor na quinta-feira (29), e as demais vamos para campo a fim de ajustar o que for necessário para a partida de estreia […] Conseguimos ter boas sessões de treino e fizemos alguns amistosos. Reativamos muitos comportamentos que não estávamos conseguindo praticar. Até o dia 04 (de março), ainda teremos algumas sessões para os ajustes finos e chegar bem para a estreia”, conta Mário.

O primeiro jogo do Flamengo é às 18h (horário de Brasília) nesta segunda-feira (04), contra o Defensor Sporting, clube que revelou Arrascaeta. Desse modo, Mário Jorge já começou os estudos sobre os adversários da fase de grupos: “Conseguimos ter algumas informações dos nossos adversários. Temos alguns parceiros que trabalham nessas ligas e nos ajudaram com esse material”, revela o técnico rubro-negro.

VEJA GRUPOS

  • GRUPO A
    Always Ready (BOL)
    Boca Juniors (ARG)
    Colo-Colo (CHI)
    Puerto Cabello (VEN)
  • GRUPO B
    Montevideo City (URU)
    Olimpia (PAR)
    Rosario Central (ARG)
    Aguilas Doradas (COL)
  • GRUPO C
    Flamengo
    Aucas (EQU)
    Defensor Sporting (URU)
    Sporting Cristal (PER)

RESPONSABILIDADE MAIOR POR SER O ÚNICO BRASILEIRO

A Libertadores Sub-20 é composta por 12 times. São os campeões nacionais sub-20 de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Boca Juniors (ARG), atual vencedor da competição. Os uruguaios, no entanto, têm dois representantes, já que o país é a sede desta edição.

“Não vejo como uma responsabilidade a mais (ser o único brasileiro), e sim como a responsabilidade de representar um grande clube que vem se colocando entre os principais do continente. Ter essa oportunidade representa muito para toda a base do clube. Esse trabalho vem sendo construído há muito tempo, já disputamos a edição de 2020 e conseguir voltar agora nos deixa orgulhosos do que estamos fazendo”, diz Mário Jorge.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

FAVORITISMO NA CONTA DO FLAMENGO?

Embora o Flamengo seja o clube de maior investimento da América do Sul, Mário Jorge não vê o Rubro-Negro como favorito ao título. “Não vejo favoritismo por se tratar de uma competição que premia os vencedores de suas respectivas ligas. Então como os classificados necessitam desse indicador técnico, todos são favoritos”, comenta o treinador.

MATURIDADE DA EQUIPE

A lista de relacionados do Flamengo para a Libertadores Sub-20 conta com nomes que passaram pelo profissional. O lateral esquerdo Carbone, o volante Rayan Lucas e o meia atacante Lorran são alguns dos exemplos. Temos uma equipe já conhecida. Já atuaram pelo sub-20 durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior e nesses dois jogos que fazemos pelos profissionais no Carioca”diz Mário.

Foto: Divulgação / Flamengo

SHOLA, A PROMESSA NIGERIANA

O atacante nigeriano Shola foi relacionado após se recuperar de uma lesão na panturrilha. Há expectativa sobre o garoto de 18 anos, que está emprestado ao Flamengo até o meio do ano. No entanto, Mário Jorge cita que o jovem africano está em período de adaptação.

“Shola está se adaptando ao clube, aos treinos e à nossa rotina. É um jogador muito intenso que necessita de mais tempo. Espero que ele consiga se adequar o mais rápido possível para nos ajudar nessa temporada”, projeta o treinador.

Foto: Divulgação/ Flamengo

ADAPTAÇÃO COM O PROFISSIONAL

Todos os atletas relacionados para a competição no Uruguai já passou por algum período de treinos no elenco profissional. O goleiro Caio Barone e o lateral esquerdo Carbone, inclusive, viajaram para os Estados Unidos em pré-temporada com Tite. Essa integração é bem vista por Mário Jorge.

“Muitos jogadores do sub-20 têm uma rotina estabelecida com os profissionais e vão cumprir algumas etapas da categoria e uma delas é de jogar essa competição. Isso será importante para a sequência da carreira deles. Poucos jogadores no Brasil tiveram essa chance de disputar uma competição desse nível”, completa o treinador do sub-20.

JOGOS DO FLAMENGO

  • 04/03 – Defensor Sporting x Flamengo (18h)
  • 07/03 – Flamengo x Aucas (15h)
  • 10/03 – Sporting Cristal x Flamengo (15h)
Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *