De La Cruz atuou como ponta direita no jogo do Flamengo contra o Botafogo, no Maracanã
Na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Botafogo, o técnico Tite escalou De La Cruz mais aberto, funcionando como um ponta direita. Após o clássico da última quarta-feira (07), Gerson revelou a estratégia que vem utilizando para ajudar o uruguaio a se adaptar o mais rápido possível no Rubro-Negro.
— Como eu disse, tudo isso demanda tempo. Ele (De La Cruz) é um jogador que vem de um futebol diferente, que é o futebol argentino. A gente vai tentando se entender ali no meio de campo. Ele mesmo disse que jogou apenas por alguns minutos com Arrascaeta, mesmo sendo da mesma seleção (Uruguai). Então, a gente vai tentando se entender ali para a gente tentar se encaixar o mais rápido possível –, declarou Gerson.
De La Cruz foi o primeiro reforço do Flamengo para a temporada 2024. Com característica polivalente, o camisa 18 está sendo testado por Tite em algumas funções na equipe. Nos três últimos jogos, inclusive, o uruguaio atuou mais aberto na ponta direita, entrando na vaga de Luiz Araújo.
Até aqui, De La Cruz já se mostrou um jogador voluntarioso. Isso porque, além de participar das ações ofensivas, o meio campista também reforça o sistema defensivo quando o time está sendo atacado pelos adversários. No entanto, o atleta ainda não teve participação direta nos gols do Flamengo na temporada.
DE LA CRUZ SERÁ REAVALIADO
No confronto com o Botafogo, De La Cruz machucou o ombro esquerdo em uma das quedas no gramado do Maracanã. Dessa forma, o uruguaio será reavaliado pelo Departamento Médico do Flamengo nesta quinta-feira (08), no CT Ninho do Urubu.
FLAMENGO EM CAMPO
Após vencer o Botafogo, o elenco do Flamengo não tem muito tempo para comemorar. Neste sábado (10), o Mengo volta a campo para encarar o Volta Redonda, em jogo atrasado pela terceira rodada do Carioca.
O duelo terá início às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com a voz ‘braba’ de Rafa Penido, no YouTube. Por fim, a Band (canal aberto), a Bandsports (TV fechada) e o GOAT (streaming) também exibem o jogo.
A estratégia é o GerSONO ser vendido e o De La Cruz jogar de segundo volante
Gerson não precisa ser vendido não, se os dois vão disputar a mesma posição, é um ou outro, mas ai vai ter uma sombra, alguém que vai sempre fazer o outro jogar em alto nível. Se vende o Gerson, e perde o De La Cruz por algum motivo, não tem quem jogar. Entenda.
Pois é Renan. Se seguíssemos essa lógica, não teríamos reservas (provavelmente, nem time titular).
Ainda não tenho condições de avaliar qual a posição que o De La Cruz se encaixa melhor nesse time.
Quanto ao Gerson, está merecendo o banco faz tempo. Não estou conseguindo ver a utilidade dele para o time (está mal tanto defensiva quanto ofensivamente). Não sei quem entraria no lugar dele, mas penso que o técnico deveria começar a pensar nisso.
Acho que o melhor do De La Cruz é por dentro de segundo volante, ele até pode jogar como meia por fora mas ainda não encaixou. Talvez mais uns jogos ele melhore.
Agora sim se for pra colocar o De La Cruz no lugar dele, tem que ir pro banco talvez até melhore seu futebol fazendo ele se esforçar mais. Gerson, PRA MIM, alternar jogos bons e ruins, os últimos não foram bem, mas no final do ano passado ele estava melhor, tanto que estava na fase artilheira e com muitas assistências. Mas esse ano tem oscilado mais.
Mas ainda acredito que esse time vai encaixar. Tite apesar dos sustos já melhorou a defesa tanto que em 5 jogos o Flamengo só tomou gol em um. Precisa melhorar o ataque agora.
Renan, eu acredito que o técnico esteja certo em testar outros esquemas táticos, assim como utilizar os jogadores (principalmente esses de mais qualidade) em posições diferentes (sem loucuras, claro). O momento de testar é agora, tendo em vista que o Carioca é fraquíssimo.
Sobre o Gerson, acho que o técnico deve ter em mente, pelas características do jogador, sua função nesse meio, com o intuito de dar mais consistência. O problema é que o Gerson, como vc falou, oscila muito, e, na minha opinião, está apresentando um futebol muito abaixo do que se espera dele (um cara novo, forte, rodado, que tem suas qualidades, não consegue ajudar na marcação, e tem ido muito mal no ataque). Acho que o técnico deveria começar a substituir, colocar outros jogadores na função dele, até para pressioná-lo.
Quanto ao desempenho individual dos jogadores, precisa melhorar muito. Vejo todos falando do esquema tático e outras responsabilidades do técnico, mas se os jogadores não se comprometerem e se empenharem em acertar, qualquer discussão perde o sentido. Sabe o que vejo nesse time do Flamengo, e não é de hoje? Fala-se o tempo inteiro nos técnicos, ou que o jogador A ou B não está confortável por isso ou aquilo. Que porra é essa? Os caras são tão burros assim? Que dificuldade é essa em colocar em prática o que treinam? Afinal, temos jogadores acima da média ou peladeiros? Eu, na minha humilde opinião, penso que o grande problema é que eles foram muito mal acostumados, mimados, cheios de vontade.