Flamengo e Fluminense se enfrentam no domingo (25), em jogo que é tratado como a ‘final’ da Taça Guanabara. Antes de encarar o Mais Querido, o rival entrou em campo pela Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira (22), e perdeu para a LDU (EQU), por 1 a 0. O confronto aconteceu no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, a 2.850m acima do nível do mar, no Equador.
O gol do jogo aconteceu nos acréscimos do segundo tempo, aos 48 minutos. Após bola alçada na área, Alex Arce mandou a bola para o fundo das redes. No momento do tento, o bandeirinha levantou o instrumento de trabalho, anulando a jogada. Porém, após demorada revisão do VAR, o gol da LDU foi confirmado.
Para o jogo, Fernando Diniz escalou a força máxima. Por isso, devido à viagem de volta ao Brasil e curto prazo para recuperação, existe a possibilidade que o técnico poupe alguns atletas contra o Flamengo. Afinal, o confronto de volta com a LDU será na próxima quinta-feira (29), no Maracanã, e a equipe das Laranjeiras precisará vencer por dois gols de diferença para ficar com o título no tempo normal.
O treinador do Fluminense mandou a campo o time com Fábio, Guga, Felipe Melo, Thiago Santos e Marcelo; André, Martinelli, Paulo Henrique Ganso e Jhon Arias; Keno e Cano. O experiente lateral esquerdo saiu ainda no primeiro tempo, reclamando de dores musculares. Importante destacar que John Kennedy não viajou, pois cumpriu suspensão. Então, o atacante é favorito para iniciar contra o Flamengo.
O clássico entre Flamengo e Fluminense deixará o vencedor perto do título da Taça Guanabara, troféu dado para o primeiro colocado da fase de classificação do Campeonato Carioca. Afinal, as duas equipes têm 21 pontos e faltam duas rodadas. Ou seja, o vencedor abrirá três para o adversário. No caso do Rubro-Negro, a vantagem é ainda maior, pois o time de Tite tem saldo de gols de 17, contra dez do rival.
A bola rola às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. A narração será do ‘brabo’ Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José e Vitor Beloti. Além disso, a Band, em rede aberta, o BandSports, no canal fechado, e o Goat, através do YouTube, mostram o clássico.