Maior ídolo da história do Flamengo será embaixador do Brasil nas Olimpíadas
Zico costuma dizer que a maior frustração da carreira foi não ter disputado as Olimpíadas de 1972, em Munique. Porém, o ídolo do Flamengo terá a oportunidade de ir aos Jogos em 2024, em Paris, na França. Afinal, o Galinho de Quintino foi escolhido como embaixador da delegação brasileira na competição, que acontece em julho.
— Fiquei muito sensibilizado e feliz, por ser do esporte, por adorar participar e ver competições de outras modalidades. Recebi o convite do COB, aceitei de imediato. É uma honra para nós, como brasileiros. Não tive a chance de disputar os Jogos Olímpicos. Isso me frustrou muito na época, por ter jogado todo o Pré-Olímpico. Receber esse convite me fez ver que era a oportunidade de conhecer de perto uma competição que eu admiro bastante. É bacana para quem ama e adora o esporte — disse Zico.
? Zico é o novo embaixador do programa de padrinhos do Comitê Olímpico do Brasil. O maior ídolo da história do Flamengo, o Galinho, agora também representará todo o Time Brasil na jornada até os Jogos Olímpicos Paris 2024!
O nosso Rei será pé quente pro nosso Brasil? ?… pic.twitter.com/8Qo0x9QYt5
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) February 6, 2024
REPARAÇÃO
O Comitê Olímpico Brasileiro pensou em Zico, afinal, justamente pelo fato de o ídolo do Flamengo nunca ter disputado os Jogos, como forma de ‘reparação histórica’. Dessa forma, em outras oportunidades, o Galinho revelou que quase desistiu do futebol em 1972, após disputar o Pré-Olímpico e ficar de fora das Olimpíadas.
— A minha maior tristeza no futebol foi não ter ido à Olimpíada de 72. Eu fiz o gol que classificou o Brasil e meu nome não estava na lista dos convocados. Foi a maior decepção da minha vida. Na hora fui falar com o meu pai que eu queria encerrar a minha carreira e cheguei a ficar dez dias sem ir ao Flamengo. Foi uma grande frustração para mim — desabafou Zico, em entrevista concedida em 2012, para a TV Globo.
MAIS FLAMENGO NAS OLIMPÍADAS
Assim sendo, Zico não será o único representante do Flamengo em Paris. O clube, celeiro de craques em diversas modalidades, já ‘conquistou’ 24 medalhas na história das Olimpíadas. Em 2024, a ginasta Rebecca Andrade e o canoísta Isaquias Queiroz são favoritos para ganharem o ouro, por exemplo.
Na última edição, em Tóquio, os seguintes atletas do Mengão chegaram no pódio: Rebeca Andrade e Flávia Saraiva (ginástica), Isaquias Queiroz e Jacky Godmann (canoagem), e Nathalia Almeida, Larissa Oliveira e Gabrielle Roncatto (natação). O clube espera novas conquistas em julho.