Reunião acontecerá nesta terça-feira (05)
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os dirigentes e capitães dos times discutem, nesta terça-feira (05), possíveis mudanças para a modalidade. Desse modo, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) vai para a reunião com dois objetivos bem traçados: solicitar o fim da grama sintética e o veto do aumento no limite de jogadores estrangeiros por clubes.
Atualmente, sete estrangeiros podem ser registrados por equipes. Porém, a há um pedido em análise para que o número seja ampliado para nove. No entanto, a Fenapaf é contra a ideia. Como argumento, a Federação apresentará estudo sobre mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no Brasil.
“Já cobrei o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (Ednaldo Rodrigues) sobre o tema por ofício. Era cinco e virou sete. Agora querem nove. É estrangeiro demais. O futebol brasileiro precisa de socorro”, disse Alfredo Sampaio, presidente da Fenapaf.
SINTÉTICO
Além disso, os representantes dos atletas vão pedir o fim dos gramados sintéticos nas principais divisões. Atualmente, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras usam o piso artificial. A Fenapaf tem ciência de que uma possível mudança não seria para este momento, mas quer ‘plantar a semente’ para que o veto ocorra em um futuro próximo.
VIOLÊNCIA
Um terceiro tema do encontro é a violência. Depois do atentado da torcida do Sport contra a delegação do Fortaleza, na Região Metropolitana do Recife, os jogadores vão cobrar medidas de segurança para as partidas. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, espera ouvir dos capitães as sugestões para trazer melhorias para as partes envolvidas.
REUNIÃO VIRTUAL
Como as equipes treinam nesta terça-feira (05), os capitães dos clubes das séries A e B participaram remotamente, por vídeo. Atualmente, Arrascaeta carrega a braçadeira, herdando de Gerson. O ‘Coringa’ está fora dos gramados, em recuperação após processo cirúrgico para correção de problemas nos rins. O camisa 20 tem retorno previsto aos campos apenas no mês de abril.