Flamengo fechou a contratação de Léo Ortiz para a temporada 2024
Por: Pedro Paulo Catonho
Depois de muita insistência do Flamengo e de Léo Ortiz, enfim, o Red Bull Bragantino aceitou liberar o zagueiro para o Rubro-Negro. O jogador tem ‘DNA’ de atleta, afinal, é filho de um campeão mundial de futsal com a Seleção Brasileira. Além disso, a família do defensor é amiga de Tite, atual treinador do Mengão. Conheça um pouco mais sobre a nova contratação do Fla.
O reforço do Flamengo é filho de Luis Fernando Roese Ortiz, um dos grandes craques do futsal mundial nos anos 1990. Antes, porém, o pai do zagueiro tentou a sorte nos campos, mas não obteve sucesso, quando vestiu a camisa do Grêmio entre 1985 e 1987.
Nas quadras, porém, a realidade foi diferente. Estrela do rival Internacional no futsal, Ortiz, como era conhecido na época de jogador, foi o pivô da Seleção Brasileira campeã do mundo em 1992. O pai do reforço do Flamengo atuou com astros como Manoel Tobias, Fininho, Vander e outros craques do salão. Além disso, o ex-atleta possui dois Mundiais de Clubes e seis continentais no currículo.
AMIZADE COM TITE E CONVOCAÇÃO
Gaúcho de Porto Alegre, Luis Fernando Ortiz é muito amigo de Tite, também do Rio Grande do Sul, mas da cidade de Caxias. O treinador do Flamengo, inclusive, chegou a conversar com o ex-atleta de futsal em dezembro do ano passado. Então, o comandante sondou sobre a possibilidade de contratar Léo Ortiz para o Rubro-Negro, negociação que foi concluída três meses depois.
Além da boa relação com a família de Tite, Léo Ortiz tem gratidão ao treinador. Afinal, a primeira convocação do zagueiro para Seleção Brasileira foi feita pelo atual técnico do Flamengo. O chamado foi durante o mata-mata da Copa América 2021, em substituição ao defensor Felipe, cortado por lesão. O novo reforço rubro-negro também foi lembrado em 2022.
LÉO ORTIZ É DO FLAMENGO
Léo Ortiz começou a carreira no Internacional, fazendo a estreia no profissional em 2017. No ano seguinte, o zagueiro foi emprestado ao Sport Recife, e em 2019 seguiu para o Red Bull Brasil. Ainda em 2019, o Bragantino adquiriu os direitos do atleta junto ao clube gaúcho.
Ou seja, Léo Ortiz está na sexta temporada em Bragança Paulista. Com o sonho de alçar voos maiores, o zagueiro ‘bateu o pé’ para ser negociado ao Flamengo, mesmo contra a vontade do Red Bull Bragantino. Depois de longo período de negociação, o atleta de 28 anos assinará com o Mengão por cinco temporadas.
Para fechar com Léo Ortiz, o Flamengo pagará 7 milhões de euros (R$ 37 milhões), mais 1 milhão de euros (R$ 8 milhões) por variáveis. As metas, porém, não têm relação com desempenho individual do zagueiro, e sim por títulos conquistados com a camisa rubro-negra.
Prestes a ser oficializado pelo Flamengo, o zagueiro tem como principal característica ser um defensor ‘construtor’, com qualidade no passe para sair jogando. O talento com a bola nos pés veio de berço, do pai Luis Fernando. Agora, o torcedor rubro-negro espera que Léo Ortiz consiga repetir o currículo do velho Ortiz, com títulos de campeão continental e mundial.