A janela de transferências internacionais será fechada nesta quinta-feira (07), mas o Flamengo cogita usar uma brecha no regulamento da CBF para buscar novos reforços após o fim o período. Tal possibilidade cria um espaço secundário em abril para registros de novos jogadores, desde que esses tenham disputado campeonatos estaduais.
De acordo com o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) da CBF, os atletas que jogarem nos estaduais podem se transferir para clubes da Série A ou da Série B entre 01 e 19 de abril. Para isso, a rescisão do contrato com o clube vigente precisa ser em comum acordo.
[…] §3° – Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):
c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024; […]
Na prática, o Flamengo pode contratar apenas jogadores que disputam algum campeonato estadual do Brasil e registrá-los entre 01 e 19 de abril. Entretanto, o clube deve registrar transferências internacionais até a janela padrão, que se encerra nesta quinta-feira (07), mas há uma exceção.
O artigo 47 do regulamento também diz que transferências internacionais podem acontecer fora da janela. Para isso, o atleta precisa ter encerrado o último vínculo contratual até o dia de encerramento do período de registros, ou seja, também até esta quinta-feira (07).
[…] Art. 47 – O pedido de transferência internacional de atleta de Futebol de Campo só pode ser feito em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.
Parágrafo único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido. […]
— As pessoas perguntavam: “Já acabou? Já fechou?”, e eu falava: “Gente, calma”. A janela fecha no dia 7, mas existe no regulamento uma janela especial para jogadores que estavam participando de campeonatos regionais. Só para vocês ficarem atentos, entendeu? — disse Landim, após Flamengo vencer o Madureira por 3 a 0 no último sábado (02).
De olho nessa brecha, o Flamengo busca novas opções dentro do mercado nacional. Além disso, o Rubro-Negro tem tudo acertado com o zagueiro Léo Ortiz, que deixa o Bragantino para assinar contrato e ser registrado como reforço do Mengo até a quinta-feira (07).
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…