Principais campeonatos estaduais do Brasil já conhecem os finalistas, mas muitos favoritos caíram pelo caminho
Por: Pedro Paulo Catonho
Os maiores campeonatos estaduais do país já têm os finalistas decididos. No Rio de Janeiro, o Flamengo lutará pelo título, mas não será contra um dos rivais que estão na Série A, e sim com o Nova Iguaçu. Aliás, dos 20 times da primeira divisão, 13 jogarão as decisões. No entanto, alguns dos eliminados pagaram mico.
VEJA O DESEMPENHO DOS 20 TIMES DA SÉRIE A NOS ESTADUAIS
RIO DE JANEIRO
Flamengo – final
Fluminense – eliminado na semifinal
Vasco – eliminado na semifinal
Botafogo – eliminado na primeira faseSÃO PAULO
Palmeiras – final
Red Bull Bragantino – eliminado na semifinal
São Paulo – eliminado nas quartas de final
Corinthians – eliminado na primeira faseRIO GRANDE DO SUL
Grêmio – final
Juventude – final
Internacional – eliminado na semifinalMINAS GERAIS
Cruzeiro – final
Atlético-MG – finalPARANÁ
Athletico-PR – finalGOIÁS
Atlético-GO – finalBAHIA
Bahia – final
Vitória – finalSANTA CATARINA
Criciúma – finalCUIABÁ
Cuiabá – finalCEARÁ
Fortaleza – final
No Campeonato Carioca, ‘deu a lógica’ e o Flamengo está na final. O atual campeão, Fluminense, caiu para o Mengão na semifinal. Porém, os outros dois rivais passaram vergonha. O Vasco foi eliminado no mata-mata para o Nova Iguaçu, sendo amassado nos dois jogos. Já o Botafogo nem conseguiu passar da primeira fase.
Quem também caiu antes dos mata-matas foi o Corinthians, em São Paulo. O time, inclusive, chegou a brigar contra o rebaixamento em alguns momentos do Campeonato Paulista. Outro vexame aconteceu com o São Paulo, eliminado nas quartas para o Novorizontino. Por fim, o Red Bull Bragantino perdeu para o Santos na semi e também deu adeus. Importante lembrar que o time da Vila Belmiro é Série B em 2024.
Já no Rio Grande do Sul, a queda do Internacional não pode ser considerava vexame, pois perdeu para o Juventude, também de Série A. No entanto, a saída do time da capital gaúcha teve repercussão nacional. O duelo foi decidido em cobranças de pênaltis e, na batida decisiva, o zagueiro Robert Renan tentou cavadinha que parou nas mãos do goleiro do clube de Caxias do Sul.
Se Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul têm surpresas, os demais estados com times na Série A não contaram com zebras. No Campeonato Baiano, por exemplo, o Bahia, de Everton Ribeiro, faz a decisão com o rival Vitória, que está de volta à Série A. No Paranã, o Athletico-PR duela com o Maringá, e não com o maior adversário, o Coritiba.
Após o torcedor rubro-negro conhecer e ter uma noção dos momentos dos times da Série A do Brasileirão, a Nação já pode se preparar para o campeonato. A competição tem início nos dias 13 e 14 de abril, e o Mengão encara o Atlético-GO, fora de casa, na estreia.
Antes, porém, o Flamengo tem outros quatro jogos. Nos dois próximos fins de semana, o Mengão encara o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. Além disso, o Rubro-Negro pega Millonarios (COL) e Palestino (CHI), nos dias 02 e 10 de abril, respectivamente.