Jogador do Flamengo faz forte desabafo e defende Vini Jr sobre racismo: “Grande exemplo”

Compartilhe com os amigos

Vinicius Júnior é o principal alvo de racismo na Espanha

Por: Rodrigo Lima e Thomas Alencar

Vinicius Júnior tem sido um grande protagonista na luta contra o racismo, especialmente no futebol espanhol, devido aos ataques que sofreu nas partidas pelo Real Madrid (ESP). Assim, a Seleção Brasileira organizou um amistoso contra a Espanha nesta terça-feira (26) para combater o crime que ocorre na sociedade. Gui Deodato, atleta do basquete do Flamengo, comentou sobre o assunto após mais uma vitória rubro-negra no Novo Basquete Brasil (NBB) e destacou que o ex-Mengão precisa de ajuda.

Vinicius Júnior é um grande exemplo. A verdade é que não devemos usá-lo como um símbolo isolado. Ele faz parte de um todo. Por mais fenomenal que seja, é realmente um grande peso que ele carrega. Passamos por isso todos os dias. Devemos ajudar a aliviar esse fardo dele —, disse Gui Deodato, em entrevista após a partida do Flamengo no NBB.

Eu fico muito feliz pela representatividade, pelo craque que ele é e por tudo o que ele faz não só como atleta, mas também na parte social. No entanto, acho que já passou da hora de não o expormos apenas como uma vitrine, aplaudindo e comercializando esse tipo de coisa. Sabemos que é mais uma maneira pela qual o racismo produz —, comentou.

Eu fico muito triste. São essas pequenas coisas do nosso dia a dia. A gente sempre tem que estar andando “blindado” de alguma maneira, porque se ficarmos expondo isso o tempo todo, mesmo que tenhamos que expor, não conseguimos viver. Infelizmente, é apenas o reflexo da nossa sociedade. Ele sofre mais porque está no topo, mas nós aqui também sofremos todos os dias, e é uma situação completamente lamentável —, concluiu o jogador do Flamengo.

ENTENDA O CASO

Vinicius Júnior tem sido alvo frequente de racismo no futebol espanhol. Em um confronto diante do Atlético de Madrid (ESP), torcedores penduraram um boneco com o nome do atleta em uma ponte em Madri. Contudo, a situação piorou contra o Valencia (ESP), também fora de casa, quando todo o estádio gritou ‘Macaco para o atleta, que se revoltou.

SITUAÇÃO DIFÍCIL NA ESPANHA

Contudo, apesar das denúncias de racismo às autoridades da Espanha, a situação parece incontrolável. Desse modo, o jogador abraçou a causa contra o crime e tem sido um grande protagonista no combate ao ódio contra os negros. Assim, o ex-jogador do Flamengo recebeu apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Real Madrid.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • jôn, eu costumo concordar com maioria dos seus comentários, mas com esse eu discordo.
    me desculpe, mas os espanhóis contratam jogadores do mundo todo, então eles tem que se adaptar com a cultura de todo mundo, e respeitar as culturas
    de todos os países. O racismo não se justifica, em hipótese alguma.
    por favor, repense esse seu conseito.
    a chave do mundo é o respeito, e o respeito cabe em todos os lugares. os espanhóis, como se dispuseram a contratar jogadores de todo o mundo,
    eles tem que respeitar a todos. do contrário, se eles não querem fazer isso, eles que se fechem para o mundo então, e só jogue com jogadores espanhóis
    na liga deles. srn!

  • E p matar os espanhóis de raiva teve dancinha dos brazucas no final.
    Po Jonh, no futebol a Espanha é multicultural, multiracial, se querem ser a maior liga do mundo tem que respeitar a cultura dos jogadores das diversas nações que lá atuam. Sem falar que possuem torcedores do mundo todo, principalmente Real Madrid e Barcelona que são times cujas fronteiras não estão só na Espanha.
    O Flamengo tem potencial p ser um time sem fronteiras como eles, e só ver as diversas nacionalidades de nossos atletas e como tem aumentado nossa torcida fora do Brasil. Respeito a cultura do outro faz parte da evolução do ser humano, e assim espero que o Flamengo siga na sua linda história de expansão mundo afora.

  • John Smith, lamentável o seu comentário.

  • Não tem coisa pior que racista tentando justificar o seu racismo!!! Equivale a dizer que a mulher merece ser *** porque usa roupa curta ou então que uma pessoa merece ser assaltada porque está andando na rua tarde da noite.

  • John Smith, sinto te informar, mas tu és tão racista quanto os espanhóis!

  • John está aqui pra passar pano pros racistas espanhóis só pra lembrarmos que o racismo brasileiro está por aí. Ele quer dizer que a culpa dos ataques racistas nojentos é do próprio Vini. Quer dizer, qnd ele tem o comportamento que o John considera inadequado, os racistas o direito de dizer que isso se deve ao fato de ele ser negro (e que negros estariam abaixo da humanidade: “macacos”). Isso pq ele está no topo, craque do Real Madrid. Imagine o q sofrem os imigrantes negros naquele país. Imagina como age o John, por aqui…

  • Grande exemplo? Menos. Embora seja contra o racismo (e apóie tanto o VJ e qualquer outro jogador que venha a sofrer com as ofensas), devemos nos lembrar que toda esta situação começou justamente por causa dele, em vista de ignorar a cultura local e promover as suas “dancinhas”, que sob o ponto de vista dos espanhóis é ofensivo. Por isto, chegamos a esse ponto. Mas de qualquer forma, abaixo o racismo e todo e qualquer esforço em prol do combate a isto é bem vindo!