Mesmo cumprindo tabela e já com a primeira colocação assegurada na fase de classificação da Superliga Feminina, o Flamengo não diminuiu o ritmo e conseguiu a 20a vitória na competição. Nesta sexta-feira (22), o Rubro-Negro fez 3 sets a 1 no Brasília Vôlei, atuando fora de casa, no Ginásio do Sesi Taquatinga-DF. As parciais foram 25-12, 25-13, 21-25 e 25-21.
Em situação confortável na Superliga, o técnico Bernardinho se deu ao luxo de rodar o elenco e dar minutagem para atletas que costumam jogar menos na temporada. As estrelas da equipe, como Brie King, Roni, Sabrina e Michelle puderam descansar em alguns momentos ao longo do embate. Dessa forma, a promessa do vôlei brasileiro, Helena, teve espaço para brilhar no duelo.
Assim sendo, o Rubro-Negro termina a fase de classificação da Superliga com 22 jogos, 20 vitórias, duas derrotas, 64 sets vencidos e 15 perdidos. Para título de comparação, o Osasco, segundo colocado, foi superado em quatro duelos, ou seja, o dobro do time de Bernardinho.
O Flamengo sobrou nos dois primeiros sets, sempre com vantagem no placar e sem dificuldades. Porém, a equipe de Bernardinho relaxou no terceiro. O time da casa chegou a abrir 8 a 1, fazendo sete pontos seguidos. No entanto, as rubro-negras reagiram rapidamente e empataram o duelo em 9 a 9. Quando parecia que o Mengão levaria o restante do duelo sem sustos, o Brasília se recuperou e fechou em 25 a 21.
No quarto período, as equipe iniciaram ‘trocando pontos’ e carregaram o empate até 17 a 17. Finalmente, o Mais Querido conseguiu ‘desgarrar’, abriu 20 a 17 e conseguiu controlar a vantagem até o final, fechando o placar em 25-21. Missão cumprida para o Mengão. Já o Brasília, que tinha chances matemáticas de avançar aos playoffs, está eliminado da Superliga.
Primeiro colocado da fase de classificação, o Flamengo pegará o oitavo, o Barueri, nas quartas de final. Na fase de classificação, o Rubro-Negro venceu os dois jogos contra a equipe paulista, uma por 3 a 2 e outra por 3 sets a 0. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não divulgou as datas dos playoffs, mas a tendência é que o primeiro jogo aconteça no dia 29 de março.
O objetivo do Flamengo é chegar na grande final da Superliga Feminina, marcada para o dia 21 de abril, no Ginásio Geraldão, no Recife. A grande decisão acontecerá em jogo único, como tem acontecido nos últimos anos. O Mais Querido tenta o segundo título na história, já que levantou a taça em 2000/2001. No entanto, o parceiro do Mengão, Sesc, é o maior campeão do torneio, com 12 troféus.