O torcedor rubro-negro mais supersticioso tem bons motivos para ficar otimista nas finais do Campeonato Carioca por um curioso retrospecto recente. Nas seis vezes em que o Flamengo teve jogo da Libertadores entre as decisões estaduais no século, o Mais Querido ficou com a taça em cinco. Justamente este cenário acontecerá nos próximos dias, quando o Mengão pega o Nova Iguaçu em duas ocasiões, com o duelo diante do Millonarios (COL) na terça-feira (02).
Por outro lado, se o desempenho é positivo na luta pelo título do Campeonato Carioca, a estatística não traz tanto otimismo quando o foco é a Libertadores. Afinal, foram três derrotas no torneio continental. Além disso, o Flamengo conquistou duas vitórias e um empate.
VEJA O RETROSPECTO DO FLAMENGO COM LIBERTADORES ENTRE AS FINAIS
2007
Flamengo 2×2 Botafogo
Defensor (URU) 3 x 0 Flamengo
Botafogo 2 (2) x (4) 2 Flamengo2008
Botafogo 0 x 1 Flamengo
América (MEX) 2 x 4 Flamengo
Flamengo 3 x 1 Botafogo2014
Vasco 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 3 León (MEX)
Flamengo 1 x 1 Vasco (Fla campeão)2017
Fluminense 0 x 1 Flamengo
Flamengo 3 x 1 Universidad Católica (CHI)
Flamengo 2 x 1 Fluminense2021
Fluminense 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 2 LDU (EQU)
Flamengo 3 x 1 Fluminense2023
Flamengo 2 x 0 Fluminense
Aucas (EQU) 2 x 1 Flamengo
Fluminense 4 x 1 Flamengo
A pior ‘trinca’ foi justamente a mais recente. No ano passado, o Flamengo não obteve sucesso nas duas frentes. Depois de vencer o primeiro jogo da final do Carioca contra o Fluminense, por 2 a 0, o time de Vítor Pereira embarcou para o Equador com time misto. Desse modo, o Mengão foi superado pelo Aucas, por 2 a 1. Para piorar, na volta ao Rio de Janeiro, levou quatro do rival e perdeu o título que parecia ganho.
Já a sequência perfeita aconteceu uma vez, em 2017. O Flamengo venceu o Fluminense na ida e na volta e ficou com o título do Campeonato Carioca. Entre os embates, o Rubro-Negro superou a Universidad Católica, no Maracanã. Em 2008, o Mais Querido até conseguiu três triunfos (dois contra o Botafogo e um diante do América do México, na ida). Todavia, na volta das oitavas de final da Libertadores, o clube pagou um dos maiores micos da história e foi eliminado no Maracanã.
No sábado (30), o Flamengo encara o Nova Iguaçu, às 17h (horário de Brasília), no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. No dia seguinte, a delegação viaja para Colômbia, onde o Rubro-Negro estreia na Libertadores, na terça (02), às 19h (de Brasília), na altitude de mais de 2.600 metros de Bogotá. Por fim, em 07 de abril, novamente o time da Baixada Fluminense no caminho, pelo título carioca.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…