Flamengo passou sufoco, mas conseguiu vencer o Palestino (CHI)
O Flamengo até venceu e conquistou o triunfo diante do Palestino (CHI) na Libertadores, porém, a atuação do time nessa quarta-feira (10) não convenceu os rubro-negros. A ‘bronca’ dos torcedores fica por conta de, mesmo com a disparidade do elenco do Mengo em relação ao do plantel chileno, o Fla foi pressionado e derrotou o rival por apenas 2 a 0.
VEJA REAÇÕES
O Flamengo do tite não joga à Flamengo. Simples assim. O Fla que joga ao seu estilo tem dois atacantes de ofício e não tem esses pontinhas.
O Fla do tite não me agrada. Mas é o que tem pra hoje.#colunadofla
— Reiscard (@RoCRfla) April 11, 2024
Como você avalia o trabalho de TITE no Flamengo? #colunadofla
— Simon Lédo (@LedoSimon) April 11, 2024
Tite mexeu errado! Era pra ter tirado o Pulgar, que não joga nada faz tempo!#colunadofla
— ??Respeita minha história ¹⁹⁷⁸?? (@ADSUMUS_85) April 11, 2024
Já passou da hora do Tite mudar o time, não temos lado direito, o Luiz Araújo não faz nada e o Varela ainda o ajuda, assim fica difícil. #colunadofla
— Erick Freire Silveira (@ErickFSilveira) April 11, 2024
No início do jogo, o Flamengo deu a impressão que teria uma noite tranquila no Maracanã. Com o domínio da partida, o Rubro-Negro esbanjou de perder oportunidades de gols. Aos 20 minutos do primeiro tempo, porém, Pedro marcou para o Mengo. No entanto, na volta do intervalo, o time comandado por Tite não foi o mesmo.
Durante toda a segunda etapa, o Flamengo não conseguiu mais ser tão efetivo no jogo. Em algumas ocasiões, inclusive, viu o Palestino chegar com perigo. Em busca de mudar o cenário do confronto, Tite até mexeu na equipe, porém, não surtiu muito resultado. Por fim, mesmo diante do sufoco, Léo Ortiz marcou mais um gol para o Fla, dando placar final ao duelo.
FLAMENGO NA LIBERTADORES
Após a vitória ‘suada’ diante do Palestino, o Flamengo assumiu a liderança momentânea do Grupo E. Desse modo, o Mengão só irá se manter na primeira colocação da chave a depender do resultado do jogo entre Millonarios (COL) e Bolívar (BOL) nesta quinta-feira (11).
ENQUANTO ISSO…
Enquanto aguarda para saber se continua na liderança da Libertadores, o Flamengo já foca as atenções em outra competição, dessa vez, pelo Brasileirão. Na estreia do torneio nacional, o Mengo encara o Atlético-GO no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Serra Dourada. O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais rubro-negra da internet, no YouTube.
A dimensão do problema:
1- Flamengo não tem ainda substituto para a lateral direita, com Wesley lesionado.
2- Do lado esquerdo, com as esperadas convocações de Vina e Ayrton Lucas, quem vai jogar ali durante a Copa América?
3- Todo o meio campo será desfalque na Copa América. Tite anda testando jogadores ali, dando rodagem a Allan e Igor Jesus, que seguramente farão companhia a Gérson, quando voltar.
4- No ataque, se Pedro for convocado, joga Carlinhos se já estiver recuperado. BH27 pode entrar no lugar do inoperante Luiz Araújo. Cebolinha é titular. Lil Gabi suspenso.
5- Pra substituir esse monte de reservas durante as 9 rodadas da Copa América, Tite conta com a molecada da base. Igor Jesus, Victor Hugo e Lorran serão mais acionados e vem jogando eventualmente.
Diante disso e do calendário que obriga os caras a jogarem de 3 em 3 dias, inclusive em altitudes insanas, tentar crucificar o treinador chega a ser injusto. Flamengo vai agora até o Atlético-GO em Goiânia, depois tem uma sequência com Palmeiras (F), Bolívar (a 3.650m de altitude) (F), São Paulo (C) e Botafogo (C). Sinceramente, o Palestino era a menor das preocupações. Vencemos e assumimos (por enquanto) a liderança do grupo.
Qualquer errinho daqui pra frente será desastroso. Tite sabe disso e age com cautela, testando alternativas. Ontem testou Léo Ortiz, que já passava da hora. Fabrício Bruno deve ser convocado na Copa América, e depois negociado. E mesmo com todo moral, a zaga bobeou em 3 ocasiões e o Palestino conseguiu cabeçadas perigosas dentro da área no meio da zaga. É preciso paciência. Criticaram a saída do De La Cruz, que já tinha cartão amarelo e vinha trocando empurrões, socos e dedos na cara com o adversário Conejo. Queriam que fosse expulso e desfalcasse o time contra o Bolívar, na altitude?
Deu calafrios em outros, colocando Ayrton Lucas na direita mas, queriam o quê? Que com apenas 1×0 no marcador ele colocasse um moleque da base ali, que nunca jogou de lateral, em jogo de Libertadores, pra cometer um erro na partida, o time sair prejudicado e o garoto ser crucificado sem dó pela nutellada?
Vamos com calma, pessoal. O ano está só começando. Tite sabe o que faz. Vamos confiar no taco do nosso Mister. A hora é de dar moral e não de querer a cabeça de alguém. E ainda vem mais contratações por aí.
Concordo plenamente com vc Fernandel.
Só acrescentaria um ponto. Se tem algum culpado pela falta de opções na reserva (em algumas posições), chama-se Diretoria, que mais uma vez foi lenta nas contratações e não supriu todas as necessidades apontadas pelo técnico desde o ano passado.
Quanto à parte da torcida, não tem jeito. Muitos se acham grandes entendedores e são incapazes de fazer uma análise do sistema de jogo do time, das carências, do calendário insano e outros problemas que vão surgindo (como a lesão do Wesley e do Gerson). As pessoas não conseguem reconhecer que o técnico fez o mais importante: achou um time titular, deu solidez ao sistema defensivo (mesmo com os erros na bola aérea no jogo de ontem) que era uma peneira até o final do ano passado e está, a medida do possível, testando outros jogadores com as peças que tem. E outra: existe uma coisa chamada estilo de jogo. Para mudar o do Flamengo (que é assim desde o Jorge Jesus) teríamos que mudar todas as peças, ter outros jogadores.
Além disso, me causa grande espanto ver uma galerinha chamando o técnico de retranqueiro. Façam-me o favor, né? Preferiam aquele sistema que levava dois ou mais gols todo jogo? Olhem para os times mais sólidos, que mais se destacam hoje (como o Palmeiras). Um dos grandes méritos desses times é exatamente o sistema defensivo.
Para finalizar, Tite “operou milagres” com esse time. Conseguiu recuperar o futebol de alguns (como o Cebolinha, que está jogando muito sim, está infernizando as zagas adversárias) e colocar na cabeça de todos a necessidade de empenho, vontade de vencer.
Mas, como disse antes, essa galera vai continuar enchendo o saco. Acham (não sei de onde tiraram isso) que o Flamengo é o Real Madrid das Américas. Continuem entrando na pilha da mídia. Assim vcs garantem o sofrimento.
Na verdade o time não encaixou por várias deficiências que agora num campeonato de verdade se apresentam. Na verdade o lado direito desse time milionário não existe, o que não é culpa do técnico. Não é culpa do técnico o Pedro, apesar de ontem ter se mexido mais, perder gols seguidamente. Não é culpa culpa do técnico o Cebolinha, que ontem tbm jogou bem , não conseguir colocar uma bola na rede. Não é culpa do técnico o Arrasca abusar das firulas e cansar. Não é culpa do técnico o DLC ter feito a pior apresentação desde que chegou, parecia cansado. No segundo tempo o meio campo morreu e deixou a defesa exposta. Escapamos de tomar o empate, o que seria culpa do técnico porque demorou a substituir. Na verdade com esse jogo inconstante o time milionário do BRAZ, mal formado, torto para a esquerda, vai ficar pelo caminho. Falta objetividade, falta preparo físico que afeta o desempenho dos atletas e falta contratar atletas para o lado direito.
Concordo Fernandel Walker.
Ainda sim é um começo de temporada, e o Tite é capaz de arrumar esse time da melhor forma possível.
Sobre as criticas as contratações, a torcida parece que não viu o orçamento disponível para essa janela, a diretoria disse que poderia gastar 160 milhões e o fez, nas contratações de De La Cruz, Léo Ortiz, Viña e Carlinhos. Criticam a diretoria mas foi decidido como meta isso, alinhado com o Tite, não que não precise mexer na direita e acho que na janela do meio do ano e no começo de 2025 ainda vá, mas as coisa são feitas com calma mesmo, ou então se paga mais do que pode, ou deve, jogador bom não é barato. EX.: Real Madrid esta tentando o Mbappé a quase dois anos, não é fácil, e eles tem grana.
Acredito que no meio do ano Flamengo tentará algumas opções para o lado direito.