Campeão carioca com o Flamengo, Varela destacou o calendário com muitos jogos
Titular absoluto com Tite, Varela vive momento ímpar desde a chegada ao Flamengo, na metade de 2022. Afinal, pela primeira vez o uruguaio teve sequência na equipe. Por outro lado, o ritmo intenso de jogos é considerado um problema para o lateral, que apontou o pesado calendário do futebol brasileiro e da América do Sul como obstáculo para as equipes desempenharem no 100% em todas as partidas.
— No Brasil, é muito mais difícil a sequência de jogo, também. É muito difícil ter que jogar a cada três dias, estar viajando, a gente cansa muito. Agora fomos à Colômbia, também Bolívia, jogos na altitude… Isso dificulta muito o físico do jogador e é muito difícil que estejamos sempre nos 100% (das condições). Esse ponto coloca o futebol daqui às vezes mais difícil do que na Europa — disse Varela, em entrevista à ‘ESPN’.
Varela chegou ao Flamengo na metade de 2022, mas fez apenas seis partidas, sendo a terceira opção do time de Dorival Júnior, atrás de Rodinei e Matheuzinho. No ano passado, encerrou o Brasileirão como titular, já sob o comando de Tite, fechando a temporada com 21 jogos. Neste ano, absoluto com o treinador gaúcho, já entrou em campo por 13 oportunidades e marcou o primeiro gol com o Manto Sagrado, na estreia do Carioca, diante do Audax.
PASSAGEM NA EUROPA
Revelado nas categorias de base do Peñarol (URU), Varela concluiu a formação na Europa, quando jogou no time sub-21 do Manchester United (ING) e atuou no Real Madrid Castilla (ESP). Posteriormente, o lateral passou por Alemanha e Dinamarca, até chegar ao Dínamo Moscou (RUS), onde disputou duas temporadas antes de assinar com o Flamengo. Portanto, após boa parte da carreira no Velho Continente, o atleta conhece bem a diferença de ‘carga’ em relação ao Brasil.
SEM DESCANSO
Depois de ganhar o título carioca no domingo (07), Varela e os companheiros de Flamengo não terão muito tempo para descanso. Afinal, o Rubro-Negro entra em campo já nesta quarta-feira (10), diante do Palestino (CHI), pela segunda rodada do Grupo E da Copa Libertadores da América.
Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. A narração será de Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José e Vitor Beloti. Além disso, Globo (aberta) e Paramount Plus (streaming) também exibem o embate, que começa às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.