Mundial 2024: Conmebol pede mudança contra ‘rebaixamento’ de times da América do Sul

Compartilhe com os amigos

Antes garantido na semifinal, campeão da Libertadores jogará as quartas em 2024


O Flamengo está garantido no novo ‘Super’ Mundial de Clubes, que acontece em 2025. Porém, o Rubro-Negro sonha em jogar o Intercontinental de 2024 e, para isso, precisa ganhar a Libertadores. Na competição que é novidade, o vencedor da América do Sul entrará nas quartas de final, situação que revoltou a Conmebol. A entidade entrou em contato com a FIFA solicitando que o representante entre nas semifinais, como acontecia na versão realizada até 2023.

A FIFA trata o torneio como Intercontinental, mas a Conmebol o chama de Mundial. Nele, o campeão da Libertadores enfrentará o vencedor da Concacaf nas quartas de final. Posteriormente, é preciso duelar com o melhor do chaveamento disputado entre Ásia, África e Oceania na semifinal. Dessa forma, sairá um time para pegar o representante europeu na decisão.

CONMEBOL AGUARDA RESPOSTA

Tentando devolver o representante do continente para a semifinal, como acontecia nos anos anteriores, a Conmebol enviou um ofício no dia 04 de abril para a FIFA, de acordo com o UOL. No entanto, ainda não houve resposta. A entidade sul-americana usa como argumento os 26 títulos mundiais dos times do continente, contra zero dos asiáticos, africanos e demais áreas fora da Europa.

MODELO DO MUNDIAL 2024

A equipe campeão da Libertadores encara o representante das Américas Central e do Norte em jogo único, em local a ser sorteado pela FIFA, na casa de um dos times. Na semifinal, contra Ásia, África ou Oceania, o confronto ocorrerá em uma sede neutra, onde a final com o Europeu também irá acontecer.

SUGESTÃO DA CONMEBOL

Por outro lado, a Conmebol quer um confronto de oitavas de final entre Ásia; América do Norte, Central e Caribe; África e Oceania. Assim sendo, dois times avançariam para as quartas. O vencedor deste pegaria o campeão da Libertadores em uma semifinal e, posteriormente, a decisão com o europeu.

POR UMA VAGA NO NOVO MUNDIAL

Para o Flamengo, só há uma maneira de jogar o novo Intercontinental, ou Mundial Interclubes, como a Conmebol vem tratando: ganhando a Libertadores. Pela competição, inclusive, o Rubro-Negro entra em campo nesta quarta-feira (24), diante do Bolívar (BOL), na altitude de La Paz. O duelo está marcado para as 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, a 3.640 metros de altitude.

Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, os jornalistas Simon Lédo e Leo José estarão no estádio para trazerem todas as informações do duelo. Por fim, Globo (aberta) e Paramount Plus (streaming) também mostram o embate.

Compartilhe com os amigos

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *