Ruan, de 12 anos, conheceu o Maracanã em vitória do Flamengo sobre o Corinthians, no sábado (11)
Por: Pedro Paulo Catonho, Rodrigo Lima e Tulio Rodrigues
A história do jovem Ruan Barros é de emocionar. Com apenas 12 anos, o garoto de Angra dos Reis sofreu uma descarga elétrica de 13 mil volts em setembro do ano passado. Após longo período internado, lutando pela vida, o fanático rubro-negro realizou um sonho: assistiu a um jogo do Flamengo no Maracanã. O pequeno esteve presente nas arquibancadas no sábado (11), na vitória sobre o Corinthians. Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, o jovem abriu o coração.
— Minha paixão (pelo Flamengo) é infinita. (No dia do acidente) eu estava tirando identidade. Aí eu atravessei a rua, tinha um fio solto, passei na hora, atingiu a minha cabeça e (o choque) foi até os pés. Fiquei no hospital, internado, cinco meses, agora estou melhor. Graças a Deus estou vivo. (Estou) pela primeira vez no Maracanã. Meus ídolos são o Zico e o Pedro. O Flamengo é tudo na minha vida — disse Ruan, que tem o nome em homenagem ao ex-zagueiro Juan, revelado pelo Mengão.
Durante a batalha pela vida no hospital, Ruan chegou a ficar depressivo. Então, o caso chegou até o torcedor Renato Peçanha, do Essência Rubro-Negra, que quis ajudar o garoto. Dessa forma, o fã do Mengão conseguiu vídeos de Athirson, Petkovic, Zico, Juan e Pedro. As mensagens dos ídolos do Mais Querido foram fundamentais na recuperação da criança.
O ‘HERÓI’
Renato Peçanha esteve ao lado de Ruan no sábado (11), vibrando com a vitória do Flamengo. O rubro-negro tem um espaço do Essência Rubro-Negra em Niterói, no Rio de Janeiro, até que um cirurgião foi até o local. O médico tinha um pedido especial.
— “Pô, Renato, eu estou com um menino assim, assim, assim”, me mostrou as fotos, as fotos eram estarrecedoras. E ele falou: “ele é Flamengo para caramba. Você não conhece nenhum jogador que seja aqui de Niterói para mandar um pequeno vídeo? Porque ele está entrando em depressão, pós-cirurgia”. Eu me sensibilizei e já comecei a mobilizar, liguei para todo mundo que conheço e os caras abraçaram a causa na hora — explicou Renato.
— O Ruan é morador de Angra dos Reis, mas acabou sendo transferido para Niterói, porque aqui eles fariam esse tratamento mais direcionado, para recuperar a vida do Ruan. Ele teve que fazer vários enxertos pelo corpo inteiro, enfim, e aí eu, de lá pra cá, eu comecei a fazer algumas ações com o Ruan, levei pra Gávea, levei pro Museu do Flamengo, passou o dia lá — acrescentou Renato.
CASO SENSIBILIZA ENTIDADES
Não só Zico, Petkovic, Juan e Renato Peçanha que se sensibilizaram com a história de Ruan, afinal. A Associação Brasileira de Futebol de Cadeira de Rodas e também a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) foram parceiras na ação e mandaram recado para o guerreiro rubro-negro, em contato com a reportagem do Coluna do Fla.
“Ao me deparar com a história inspiradora de Ruan, fui profundamente tocado e motivado a agir. Senti que era minha responsabilidade fazer parte da realização do sonho desse jovem. Nesse gesto, não apenas promovi a inclusão e a igualdade, mas também mostrei que o verdadeiro espírito esportivo transcende barreiras físicas, sociais e emocionais”, afirmou o Renato de Paula, diretor da Associação Brasileira de Futebol de Cadeira de Rodas e ex-presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ).
“Foi uma honra para mim, como presidente da SUDERJ, proporcionar essa experiência única ao Ruan, levando-o para conhecer o Maracanã. Este gesto não apenas realizou um sonho, mas reafirmou nosso compromisso contínuo com a inclusão de pessoas com deficiência, que enfrentaram traumas semelhantes ao do Ruan. Este é apenas um pequeno passo em um longo caminho de inclusão e igualdade, e estou comprometido em garantir que esse legado seja perpetuado”, garantiu Marcos Antônio Anjos, atual presidente da SUDERJ.
É Muito linda a história de superação do Ruan! E é muito legal ver outras pessoas ajudaram ele como os presidentes dessas associações e o Renato. Tá certo, o dia amanhã não nos pertence, e com certeza DEUS Os abençoará !!