Com Jorge Sampaoli no comando do Flamengo, Rodrigo Caio atuou em apenas dois jogos
O zagueiro Rodrigo Caio conquistou 11 títulos durante passagem pela Gávea, mas conviveu com seguidos problemas físicos. Sob o comando de Jorge Sampaoli, no último ano de Flamengo, o defensor pouco entrou em campo. Atualmente sem clube, o jogador lamentou as raras chances obtidas com o treinador argentino.
— Eu não tenho mais a velocidade que tinha em 2016, e as lesões me tiraram um pouco disso. Eu entendo. Mas aprendi de alguma forma a fazer com que as minhas qualidades hoje se sobreponham àquilo. Falei: ‘Se você me der uma oportunidade, vou poder mostrar isso. Mas nunca vou te pedir. Porque você está me vendo treinar todos os dias’. Nunca abri a boca, nunca saí de um treino, nunca perdi um treino -, disse Rodrigo Caio, que viu Sampaoli ser demitido após perder a final da Copa do Brasil para o São Paulo, em setembro.
— É uma coisa que até hoje eu não sei. E a minha relação com ele sempre foi boa, tratamos cordialmente, sempre falamos. A gente até brincava, porque eu não levava para outro lado. Eu falava ‘vou vencer ele na canseira. Vou trabalhar. Uma hora vai ter que me pôr’. E não me colocou. Uma pena. Porque eu me sentia preparado pra jogar e pra ajudar ele. Eu ia ajudá-lo -, lamentou, em entrevista ao programa ‘Bola da Vez’, da ESPN.
Além disso, Rodrigo Caio ainda relembrou um episódio que passou na reta final da passagem de Jorge Sampaoli pelo Flamengo. De acordo com o zagueiro, inclusive, era uma opção para o argentino que poderia ter mudado o destino da equipe na Libertadores 2023.
— A gente jogava na quinta-feira contra o Olímpia (PAR), que foi o jogo que a gente caiu (da Libertadores), e eu imaginava que iria jogar eu e o Pablo contra o Cuiabá. Ele ia poupar o Fabrício e o David Luiz estava voltando de lesão. Achei que era natural ele me colocar para o David estar bem na quinta-feira, mas não, ele colocou o David para jogar e a gente acabou perdendo por 3 a 0. Por um lado foi bom não ter participado, mas por outro eu pensei que, se eu jogasse, poderia ter sido diferente -, disse.
Na temporada 2023, Rodrigo Caio atuou em 13 jogos – 644 minutos em campo. Com Jorge Sampaoli, que comandou o Flamengo de abril até setembro daquele ano, o zagueiro jogou apenas duas partidas, diante de Ñublense (CHI) e Internacional, por Libertadores e Brasileirão, respectivamente.
NO FLAMENGO
Fundamental no ‘ano mágico’ do Flamengo em 2019, Rodrigo Caio vestiu o Manto Sagrado em 151 jogos e foi autor de seis gols. Além disso, com a camisa rubro-negra, o defensor conquistou duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três Cariocas.
Entretanto, Rodrigo Caio não teve o contrato renovado com o Flamengo. Como o vínculo do zagueiro com a equipe carioca era válido somente até dezembro de 2023, o atleta deixou o Rubro-Negro ao fim da temporada e, no momento, está sem clube.
Rodrigo Caio é mil vezes melhor que “LP”.
Um dos melhores Zagueiros que o Flamengo teve foi o Rodrigo Caio.
Espero muito que ele volte ao futebol, pois é muito bom vê-lo jogar.
Deu muita segurança e glória para o Mengão.
Merece todo o respeito da torcida.
Inacreditável um zagueiro dessa qualidade estar sem clube.
Um excelente é inteligente zagueiro é sem clube!!!
As injustiça do nosso futebol ⚽