Pouco antes de assumir a função de treinador do Sub-17 do Flamengo, Filipe Luís recusou cargo na Seleção Brasileira
Atualmente técnico do time Sub-17 do Flamengo, Filipe Luís afirma que já pensava como treinador há muitos anos. Não à toa, pouco antes de assumir cargo nas categorias de base do Mengão, o ex-lateral esquerdo recusou convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se tornar coordenador técnico da Seleção Brasileira.
— Por sorte, eu já pensava como treinador muitos e muitos anos atrás. Enquanto ainda jogava. Já pensava em coisas que eu queria, ideias que eu gostava, coisas que queria passar para os meus jogadores e anotava tudo. Quando fui chegando na reta final da minha carreira, tinha essa dúvida sobre começar como auxiliar, começar como treinador da base, começar como treinador no profissional. E eu fui vendo cada vez mais, falando com mais gente, e pensei que se eu começasse como auxiliar ia ser muito difícil -, explicou em entrevista ao ‘GE’.
— Eu tenho uma ideia tão forte do meu modelo de jogo, que seria difícil me adaptar para outra ideia de outro treinador. O auxiliar tem que se adaptar ao modelo do treinador. Eu pensei em começar a carreira solo e não estava preparado para começar no profissional. Ninguém está. Nunca fui treinador na minha vida. Por mais que a gente ache que sabe, são muitas responsabilidades e decisões que temos que tomar que não estão no nosso controle -, disse Filipe Luís.
Contar com Filipe Luís era um desejo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Pouco antes de iniciar a trajetória como treinador do Sub-17 do Flamengo, o ex-lateral fez questão de agradecer ao mandatário pelo convite. No entanto, decidiu focar em uma função técnica em campo.
Vale destacar que Filipe Luís possui a Licença B da CBF Academy, que dá a autorização para comandar equipes das categorias de base. Além disso, concluiu a Licença A, para treinar times profissionais, e a Licença PRO, exigida pela CONMEBOL para as competições sul-americanas. Prestes a encarar a primeira semifinal da carreira de técnico, o ex-lateral se mostra grato pela oportunidade recebida do clube que torce desde criança.
— Eu pensava em começar em uma categoria mais perto do profissional, mas o Flamengo me deu a oportunidade de começar no sub-17 e não pensei duas vezes. Eles me dão toda estrutura para trabalhar, toda tranquilidade e sigo modelo de jogo de um clube que quer ser protagonista a todo momento. Casou com o que eu pensava de me preparar para montar toda metodologia e botar esse modelo de jogo em prática para ver em campo se flui do jeito que eu quero -, disse.
— O presidente Ednaldo me ligou, conversou comigo sobre a possibilidade. Primeiramente, a seleção brasileira ligar e você dizer não é difícil. Mas eu tenho tão claro que quero ser treinador, que seria desviar do meu caminho, fazer uma curva. Primeiro, por ser totalmente inexperiente para o cargo, há muito melhores do que eu para essa função e que vão ajudar mais. E segundo porque eu egoistamente quero começar essa carreira como treinador. Deixei a porta aberta caso ele quisesse algum cargo no campo, mas para esta função eu preferi não aceitar. Por mais que financeiramente, status, e tudo mais, seria melhor ir para lá, meu coração quer estar no campo. Não me arrependo -, contou.
PRÓXIMO COMPROMISSO DE FILIPE LUÍS
Em busca do primeiro título como treinador, Filipe Luís comanda os Garotos do Ninho nas semifinais da Copa Rio Sub-17. No Estádio da Gávea, o Flamengo terá o Botafogo pela frente às 15h (horário de Brasília) deste sábado (25). Os rivais voltam a entrar em campo no dia 1º de junho, desta vez no CEFAT. Quem avançar enfrenta Vasco ou Nova Iguaçu na grande final.
“(…) sigo modelo de jogo de um clube que quer ser protagonista a todo momento (…)”
Perguntem ao “Filipinho” de onde saiu esse “modelo de jogo”. Vou dar uma dica: não foi a partir dessa gestão atual!!!
Em breve comandará nosso mengão… Futebol bonito de ver… parabéns Luiz Felipe!!!!
Tem tudo para ser um treinador vitorioso. É inteligente, se expressa muito bem, lidera com serenidade e equilíbrio, além de todas as credenciais de um ex jogador com ampla bagagem no futebol.
Felipe Luiz nosso ídolo , será o maior técnico do Brasil e comandará a nossa selefla
Felipe é um profissional exemplar de natureza técnica e de proposta vitoriosa.
Será o técnico mais vitorioso do mundo.
Bom dia a tds.
Só peço a Deus que continue iluminando os seus caminhos(Filipe Luis) e que vc consiga realizar TDS os seus objetivos.
Ficaria imensamente feliz se vc fosse o técnico do time profissional do Flamengo, pois, sei que vc é uma pessoa mto capacitada prá assumir o time profissional do Flamengo.
Só fazendo uma ressalva, nunca se deixe levar pelas amizades, seja sempre um profissional pautado na razoabilidade e não no sentimentalismo, vc tem tudo prá ser um excelente treinador, torço mto prá que vc tenha sucesso, pois, como jogador vc foi fenomenal, gostava mto de vê-lo jogar, vc tinha uma facilidade em construir as jogadas que enchiam a tds de orgulho, que Deus o abençoe grandemente, Filipe Luis. Um bjao no coração do Amigo Geraldo (Chacrinha).
O caráter de um ser humano, faz um profissional melhor, e o que eu desejo pra vc.