Com grande atuação, Flamengo não tomou conhecimento do Bolívar, no Maracanã
O que parecia que iria virar um drama, clareou! O Flamengo está perto de garantir a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira (15), o Rubro-Negro atropelou o Bolívar (BOL), por 4 a 0, no Maracanã, e depende apenas de si para avançar. Os gols do jogo foram marcados por Gerson, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e Pedro.
Com o resultado, o Flamengo foi a sete pontos e saldo quatro. Porém, o Bolívar segue na liderança, com dez e diferença de dois gols. Empatado com o Mengão, o Palestino (CHI) tem saldo negativo de três. Por fim, o próximo adversário do Rubro-Negro, o Millonarios (COL), está eliminado.
CHANCE DE SER PRIMEIRO
Se há algumas semanas o torcedor rubro-negro temia até a eliminação precoce, hoje, há a meta de terminar em primeiro. Para isso acontecer, basta o Flamengo vencer o Millonarios no Maracanã, e o Palestino bater o Bolívar, em La Paz. Ambos os duelos estão marcados para o dia 28 de maio.
Para o embate desta quarta (15), Tite promoveu a volta de Arrascaeta, que desfalcou o time por quatro jogos. Portanto, o uruguaio entrou no lugar de Lorran, que brilhou contra o Corinthians no sábado (11). Dessa forma, contra o Bolívar, o Flamengo só não pôde contar com Bruno Henrique e Erick Pulgar, que seguem no departamento médico.
SHOW NO PRIMEIRO TEMPO
Com o Maracanã lotado, a Nação empurrou o time, que abafou o Bolívar rapidamente. Logo com um minuto, Everton Cebolinha fez linda jogada pela esquerda, cruzou e achou Gerson na área. O ‘Coringa’ dominou e bateu com força para abrir o placar. Na sequência, aos dois, Arrascaeta finalizou com perigo. Ainda antes do cinco, Bruno Sávio criou perigo para os visitantes. Início quente no Maracanã!
Aos 13 minutos, o maior susto para a Nação até então. Patito Rodriguez fez linda tabela com Bruno Sávio e saiu na cara do gol de Rossi. O argentino bateu de canhota, a bola explodiu na trave e voltou nas mãos de Agustín Rossi, que deu um beijo na pelota. A resposta do Flamengo veio aos 26′. Everton Cebolinha arrancou na esquerda, achou Pedro dentro da área, mas a zaga afastou. No rebote, Arrascaeta soltou a bomba, mas o goleiro Lampe salvou.
FESTA NA FAVELA
O Flamengo marcava muito alto na linha de defesa do Bolívar e conseguiu roubar várias bolas no campo de ataque. Em uma delas, Pedro tentou surpreender o goleiro Lampe e bateu de longe, mas o arqueiro conseguiu espalmar para o lado, arrancando o grito de “uuuhhh” da torcida aos 30 minutos. Na sequência, aos 35′, o Fla saiu em velocidade no contra-ataque, e Everton Cebolinha arriscou de longe, tirando tinta da trave. O camisa 9 ainda perdeu um gol cara a cara, por ter tentado toque de cobertura, irritando parte dos torcedores.
Gerson estava com tudo! Aos 37 minutos, o Coringa recebeu pela direita, cruzou na área, mas a zaga afastou mal. Na sobra, Ayrton Lucas estava dentro da área e mandou para as redes, de biquinho, para ampliar o placar. Não demorou para o Mais Querido ampliar. Com 43′ jogados, De La Cruz roubou a bola mais uma vez no ataque, Pedro recebeu livre e rolou para Everton Cebolinha bater de primeira. Mengão 3 a 0!
SEGUNDO TEMPO DE CONTROLE E RODAGEM DO ELENCO
O show do Flamengo não parava! A equipe do Bolívar até começou mais presente no campo de ataque, mas não deu jeito: era dia do Mengão! Com dez minutos do segundo tempo, Gerson recebeu na esquerda e tocou para Pedro. Mesmo caído, o camisa 9 conseguiu jogar para o fundo das redes, anotando o quarto.
Assim sendo, o Flamengo passou a administrar o resultado, e Tite passou a rodar o elenco. Depois do intervalo, entraram Gabigol, Lorran, Igor Jesus e Everton Cebolinha, nas vagas de Pedro, Arrascaeta, De La Cruz e Luiz Araújo. Importante destacar que Léo Pereira saiu no primeiro tempo, com dores musculares, com David Luiz recebendo oportunidade.
PRÓXIMO JOGO
A próxima partida do Flamengo na Libertadores acontece no dia 28 de maio, contra o Millonarios (COL), pela sexta rodada do Grupo E da competição. O duelo será no Maracanã, com o Mengo brigando pela vaga, e os colombianos já eliminados. Antes, porém, o Mais Querido pega o Amazonas, pela Copa do Brasil, na quarta-feira (22). Importante destacar que a CBF adiou a rodada do Brasileirão, portanto, o embate com o Vasco, que seria no sábado (18), não acontecerá.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4X0 BOLÍVAR
Competição: Copa Libertadores da América – 5ª rodada
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
Data: 15 de maio de 2024
Gols: Gerson 1’/1º, Ayrton Lucas 37’/1º, Everton Cebolinha 43º/1º, Pedro 10’/2º
Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
Bolívar: Lampe, Saavedra, Orihuela, Ordóñez e José Sagredo; Saucedo, Justiniano e Ramiro Vaca; Bruno Sávio, Patito Rodríguez e Chico da Costa. Técnico: Flavio Robatto.
Atuação impecável! Tivemos sorte com a bola na trave, mas acho que mesmo levando o empate naquele momento iríamos vencer, hoje os jogadores estavam muito motivados e concentrados. TODOS merecem aplausos e elogios, até mesmo os que entraram no decorrer do jogo não deixaram o ritmo cair. Estão de parabéns!