O Flamengo conquistou dez pontos e avançou às oitavas da Libertadores na segunda colocação do Grupo E. No Maracanã, o Rubro-Negro foi impecável ao vencer os três jogos. O grande problema foram as rodadas fora de casa, já que o Mengo somou duas derrotas e um empate. Depois de fazer 3 a 0 no Millonarios (COL) na última terça-feira (28), Tite citou três fatores para justificar os tropeços do Fla como visitante: psicológico, gramado e postura do adversário.
Para o técnico do Flamengo, os jogadores ganham confiança em partidas no Maracanã graças ao apoio massivo da torcida — o que não acontece fora de casa. Sendo assim, a questão psicológica interferiria indiretamente no desempenho. Além disso, os gramados duros de Colômbia, Bolívia e Chile e a postura defensiva dos rivais na Libertadores colaboraram para os tropeços.
— Ela (equipe do Millonarios) não quer jogo, mas quer contra-atacar, e nós criamos. Um psicólogo pode falar isso melhor: todas as equipes quando jogam em casa, perto do torcedor, elas têm um índice de aproveitamento, de performance melhor. É uma coisa para a psicologia explicar, mas é um aspecto de confiança e do carinho que o torcedor tem. É um componente — disse Tite, em coletiva de imprensa após vitória do Flamengo sobre o Millonarios.
— Então, daquela situação (jogo na Colômbia, com altitude) para essa… havia umidade, eu soava sentado, então não dá para contextualizar. Um gramado, aqui flui. Lá (a grama) tranca a jogada de velocidade, quando a bola chega nos meias, vem pipocando. Você recebe uma bola de costas e ela vem viva. Tu trabalha em dois, três tempos, tira a velocidade do jogo. Então é uma série de aspectos — continuou o treinador do Flamengo.
Mesmo que os adversários joguem na defensiva contra o Flamengo dentro ou fora de casa, Tite acredita que o elenco não tem o acréscimo da confiança da torcida no Maracanã para buscar resultado como visitante. Dessa forma, atuar em outro país sem a Nação Rubro-Negra em peso é um dos fatores que colaboraram para os tropeços do Mengo na Libertadores.
— Às vezes, a gente pontua isso e muitas pessoas acham que é desculpa, mas não. É complicado jogar em um gramado diferente, calor, enfim, linha baixa. E aqui é diferente. O carinho da torcida empurra a gente, é como ele falou, vai ficar repetitivo aqui — finalizou Tite.
Como passou em segundo lugar do grupo, o Flamengo decidirá o confronto das oitavas de final fora de casa. Isso porque, o regulamento da Libertadores prevê que primeiro colocado de cada chave joga a partida de ida como visitante e a de volta como mandante.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
A verdade que tem mto jogador ai que nao é focado ou nao guenta pressao. Jogar libertadores fora de casa requer um time que aguente a pressao, time com veia vencedora, jogadores com DNA vencedor. Tem mto jogador nesse time que na hora H se esconde, nao assume as responsabilidades.
Minha impressao é que esse time da forma como esta nao vai longe. Tem varios problemas, inclusive de montagem do elenco com relacao a parte fisica, até qualidade tecnica duvidosa de algumas peças. Precisa de uns 3 reforços de peso. De jogadores que experientes que nao sentem pressao. Saibam colocar a bola no chao e jogar independente das condicoes adversas.
O tecnico e time atual parecem ter uma desculpa para cada tropeço até mesmo antes dele acontecer