Flamengo domina o Cruzeiro no Maracanã e abre vantagem na liderança do Brasileirão
O Flamengo entrou em campo na noite deste domingo (30), para enfrentar o Cruzeiro, em jogo da 13ª rodada do Brasileirão. Apesar de seguir desfalcado pelos jogadores convocados pela Copa América, o técnico Tite, enfim, conseguiu escalar um time titular sem precisar de improvisações. E foi desta forma que o Fla venceu por 2 a 1, com gols de Pedro e Fabrício Bruno, com Matheus Pereira descontando para o adversário.
Com a vitória, o Flamengo voltou a ser líder isolado da competição. Isso porque, o Mais Querido chegou a 27 pontos, deixando Bahia e Botafogo para trás, ambos com 24.
Agora, o time que pode chegar mais perto do Fla é o Palmeiras, que soma 23 e encara o Corinthians nesta segunda-feira (01). Contudo, é certo dizer que a vantagem rubro-negra será maior do que no início da rodada, visto que o time era líder apenas pelos critérios de desempate.
O JOGO
Com apoio da torcida, o Flamengo iniciou a partida fazendo jus às características que o técnico Tite gosta de empregar: posse de bola e construção com conjunto. Enquanto isso, o Cruzeiro demonstrava bom posicionamento defensivo e dando poucos espaços para o Fla se infiltrar. No entanto, as primeiras chances rubro-negras não demoraram a aparecer.
A primeira finalização perigosa do Flamengo ocorreu aos 13 minutos. Após jogada de Lorran pela ponta esquerda, Pedro fez ótimo pivô para Luiz Araújo. O camisa 7 chutou de direita, da entrada da área, e a bola passou perto do travessão.
Minutos depois, aos 16′, o Flamengo conseguiu abrir o placar. Após boa antecipação e desarme de Fabrício Bruno, Gerson arrancou pelo meio e passou para Pedro. Na grande área, o centroavante bateu cruzado e fez a festa com a torcida. Na comemoração, o camisa 9 chamou atenção ao se ajoelhar para beijar o escudo do Fla.
Após o gol, o Flamengo seguiu no domínio das ações, e uma boa oportunidade foi criada aos 27. Em contra-ataque com a zaga adversária aberta, Lorran arrancou pela direita, e Luiz Araújo ficou livre. Contudo, o jovem demorou a fazer o passe e acabou errando.
A primeira finalização do Cruzeiro no jogo ocorreu aos 33′, com Ramiro. Nesta tentativa, o time cruzeirense não teve felicidade. Porém, quatro minutos depois, o adversário conseguiu o empate. Após arrancada de Lucas Silva pela direita, a zaga do Fla não conseguiu afastar o perigo. Aproveitando a sobra, Matheus pereira chutou da entrada da área e superou o goleiro Rossi.
Depois do empate, o time mineiro cresceu na partida e passou a oferecer mais riscos ao Flamengo. Já nos acréscimos, Lucas Romero decidiu arriscar de longe e assustou o Fla, mas Rossi conseguiu fazer a defesa e mandar para escanteio, sendo este o último lance de perigo do primeiro tempo.
Para a segunda etapa, Tite decidiu fazer uma substituição, com Léo Ortiz entrando no lugar de Lorran. Com isso, o Flamengou passou a jogar num 4-4-2, com Luiz Araújo e Pedro na dupla de ataque, Gerson e Bruno Henrique abertos, com Léo Ortiz e Allan fechando pelo centro.
Ainda no primeiro minuto, o Flamengo teve a chance de voltar à frente do placar. Após Matheus Pereira afastar mal, a bola sobrou para Gerson. O camisa 8 encheu o pé, mas o goleiro Anderson cresceu no lance e fez boa defesa.
O Cruzeiro, por sua vez, também voltou com boas investidas ofensivas. Aos 10 minutos, Arthur Gomes fez boa jogada pela ponta esquerda e tocou para a pequena área. Kaiki dominou e tocou para Matheus Pereira, que tinha boa posição, mas chutou por cima da meta.
O jogo seguiu equilibrado, até que o Flamengo reassumiu a frente do placar aos 19 minutos. Após Gerson sofrer falta na ponta esquerda, Luiz Araújo levantou na área e Fabrício Bruno apareceu com uma cabeçada digna de camisa 9 para marcar o gol e fazer a torcida rubro-negra explodir no Maracanã!
Aos 26′, o Flamengo chegou perto de ampliar o placar em mais uma jogada de bola parada. Depois de Luiz Araújo levantar no segundo pau, Fabrício Bruno escorou para a pequena área e David Luiz chegou cabeceando forte, mas por cima da meta.
Para oxigenar o time, Tite decidiu sacar Bruno Henrique e acionar Werton, aos 32 minutos. Dominando o jogo através da posse de bola, o Flamengo criou bom lance pela direita e Wesley cruzou para a área. Na disputa aérea, Robert acertou cotovelada em Ayrton Lucas, e o árbitro assinalou pênalti. Contudo, o VAR, comandado por Daiane Muniz, aconselhou a revisão e a penalidade foi anulada.
Na reta final, o Flamengo controlou a posse e deu poucas chances ao Cruzeiro, mantendo a vitória em 2 a 1 e conquistando os três pontos, que deram ao Rubro-Negro a liderança isolada.
FICHA TÉCNICA:
Gols: Pedro (FLA), Matheus Pereira (CRU) e Fabrício Bruno.
Cartões: Luiz Araújo (FLA), Kaiki (CRU) e João Marcelo.
ESCALAÇÕES
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Gerson e Lorran (Léo Ortiz); Luiz Araújo, Bruno Henrique (Werton) e Pedro.
Técnico: Tite
Cruzeiro: Anderson, William, Neris (Vilalba), João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Robert), Lucas Silva (Vitinho), Ramiro (Felipe Machado) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Mateus Vital) e Arthur Gomes.
Técnico: Fernando Seabra