Além da Copa América, de junho a julho, 2024 terá Data FIFA em setembro e outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
O Uruguai convocou quatro jogadores do Flamengo para a Copa América dos Estados Unidos. Já o Chile, chamou o volante Erick Pulgar. Com isso, o Rubro-Negro pode jogar desfalcado em até 11 partidas do Campeonato Brasileiro.
Tudo vai depender se Uruguai e Chile avançarem até a semifinal da Copa América. Caso isso aconteça, os jogadores convocados vão desfalcar o Flamengo em nove jogos. São eles, contra: Grêmio, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, Juventude, Cruzeiro, Atlético-MG, Cuiabá e Fortaleza.
Além disso, para não atrasar a Série A do Brasileirão, a CBF planeja usar as Datas FIFA de setembro e outubro, nas quais vão rolar as preparatórias para a Copa do Mundo de 2026, para realizar os jogos adiados por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Flamengo pode reecontrar o Atlético-MG, pela 33ª rodada, durante a Data Fifa.
Por fim, se o Internacional se classificar para os playoffs da Sul-Americana, deve enfrentar o Flamengo também durante o período de Data FIFA no segundo semestre de 2024. Com isso, de nove jogos desfalcados, o Rubro-Negro pode chegar a 11 a depender dos próximos capítulos.
Inicialmente, o Flamengo havia planejado o retorno dos jogadores ‘selecionáveis’ para o jogo contra o Grêmio, no dia 13 de junho, no Maracanã. Para isso, o clube já tinha fretado um avião, que buscaria os atletas. Contudo, como não houve acordo com o Uruguai e o Chile, o Fla entra em campo desfalcado na primeira partida sem os atletas convocados.
Na próxima quinta-feira (13), Flamengo e Grêmio medem forças a partir das 20h (horário de Brasília), no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. Como manda a tradição, o Coluna do Fla comanda a narração mais pé-quente da internet, na voz de Rafa Penido, no YouTube.