Dupla Fla-Flu venceu a licitação do Maracanã e governo homologou a decisão
O Maracanã tem ‘dono’ pelos próximos 20 anos. Na manhã desta terça-feira (04), o Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou a homologação da vitória do Consórcio Fla-Flu na licitação do ‘Templo Sagrado’, que agora irá gerir o estádio por duas décadas.
Administrando provisoriamente o estádio desde abril de 2019, Flamengo e Fluminense apresentaram a maior proposta financeira e o resultado do vencedor foi divulgado no Diário Oficial. Sendo assim, a dupla irá operar, explorar e ser responsável pela manutenção do ‘Complexo Maracanã’ pelos próximos 20 anos.
O Consórcio Fla-Flu apresentou proposta de R$ 20.060.874,12. Dessa forma, o montante será pago ao Governo durante os 20 anos de operação e exploração do Maracanã e, além disso, do Maracanãzinho. Já a proposta do Consórcio ‘Maracanã Para Todos’, de Vasco da Gama e WTorre, foi de R$ 20.000.777,28.
Em suma, a dupla Fla-Flu recebeu a pontuação final de 120,2, enquanto Vasco e WTorre tiveram 97 pontos. Ou seja, Flamengo e Fluminense conseguiram 23,2 pontos a mais que o consórcio concorrente. Vale destacar que esta é a segunda licitação do Maracanã desde a grande reforma para a Copa do Mundo de 2014.
PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA
Uma das cláusulas da constituição do Consórcio Fla-Flu prevê que o Flamengo, como líder do consórcio, terá participação econômica de 65%. Por outro lado, os 35% restantes serão do Fluminense. A porcentagem é proporcional para receitas e lucros, mas também com despesas e perdas.
Porém, a divisão da participação econômica tem uma exceção: nos jogos do Flamengo, o Fluminense não tem direito a bilheteria e receitas geradas e, claro, com despesas e possíveis prejuízos. O oposto também se aplica, ou seja, o Rubro-Negro não tem acesso ao dinheiro que envolve as partidas do clube das Laranjeiras.
NO MARACANÃ
Com a concessão renovada por mais 20 anos, o Flamengo volta ao Maracanã somente no dia 13 de junho (quinta-feira), contra o Grêmio, pela oitava rodada do Brasileirão. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília).
Já pode servir os canapés…
Resumindo: não teremos estádio pelos próximos 20 anos!!!