Flamengo não chegou a acordo com Uruguai e Chile pela liberação de atletas ‘selecionáveis’
O Uruguai convocou quatro jogadores do Flamengo para a Copa América dos Estados Unidos. Já o Chile, chamou o volante Erick Pulgar. Dessa forma, com cinco desfalques, o Rubro-Negro entrou em ‘guerra’ com as seleções, que estão respaldadas pelo regulamento da FIFA.
VEJA TRECHO DO REGULAMENTO:
“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.
Os jogadores do Flamengo já se apresentaram às respectivas seleções para o período de treinamento antes da Copa América. O momento é considerado Data FIFA, pois terá alguns amistosos antes da competição oficial, que vai acontecer nos Estados Unidos.
Em resumo, a Copa América começa na quinta-feira de 20 de junho. Por outro lado, a segunda da semana anterior cai no dia 10, ou seja, dentro da outra Data FIFA, que só termina no dia 11. Por isso, as seleções vão emendar um período no outro.
Dessa forma, tanto o Uruguai quanto o Chile estão respaldados pelo regulamento da FIFA. Isso porque, a única forma do Flamengo ter os cinco jogadores à disposição no dia 13, contra o Grêmio, seria entrando em acordo com as seleções.
Contudo, tanto a Seleção Uruguaia quanto a Chilena não aceitaram liberar os jogadores. Com isso, segundo as informações divulgadas pelo GE, o Flamengo pode ter os desfalques de Arrascaeta, De La Cruz, Viña, Varela e Pulgar por até nove jogos.
PLANOS DO FLAMENGO
Inicialmente, o Flamengo havia planejado o retorno dos jogadores ‘selecionáveis’ para o jogo contra o Grêmio, no dia 13 de junho, no Maracanã. Para isso, o clube já tinha fretado um avião, que buscaria os atletas. Contudo, como não houve acordo com o Uruguai e o Chile, o Fla entra em acmpo desfalcado.
Flamengo e Grêmio medem forças a partir das 20h (horário de Brasília) do dia 13 de junho, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. Como manda a tradição, o Coluna do Fla comanda a narração mais pé-quente da internet, na voz de Rafa Penido, no YouTube.
Até nisso, essa gestão erra: a briga deveria ser com a CBF e essa P**** de calendário que não tem paradas na data FIFA!
Se meia-dúzia de clubes grandes dessem um soco na mesa da parasita da CBF, essa aberração de calendário acabava logo!
Erra? mas essa gestão brigou e muito pelo calendário no começo do ano. Brigou para parar durante as Data FIFA e durante a Copa América, mas a CBF usa a democracia, oque adianta Flamengo e mais 2 querer parar e os outros 17 querer jogar, voto vencido 17×3. Logico os outros não tem tantos selecionáveis, o interesse é próprio e não pelo o esportivo. Então o erro não é da gestão, e sim da não união dos clubes.
E por isso que quando se fala em Libra e Futebol Forte eu acho que o Flamengo precisa colocar é pra lascar, e se não for beneficio próprio não ceder nada. Pq os clubes fazem o mesmo quando pensam só em seu próprio umbigo.
Torcedor tem mania de culpar a diretoria sem saber ou esquecer de tudo que passou no começo do ano. E de todas as brigas contra a CBF que já aconteceu.
Se meia-dúzia de clubes grandes dessem um soco na mesa da parasita da CBF essa aberração de calendário acabava logo!
Meia dúzia? isso já aconteceu, mas não adianta, a culpa é do estadual que sufoca as outras competições. mas ai vc esta falando de 10 times querer mudar contra 200 incluindo os pequenos que não querem, pq é no estadual que alguns times podem sobreviver, e no estadual ou regional que alguns podem ter títulos. OU vc acha que Fortaleza, Bahia, Vitoria, Ceara, Goiás, Atléticos GO e PR, Botafogo, Vasco, Santos, RedBull, e vários outros que atuam na 1 divisão ou na 2 divisão ganharia alguma coisa. Os títulos Brasileiros, Copa do Brasil e os internacionais como Libertadores e Sul-americana estão cada vez mais selecionados a poucos clubes, eu diria que 7 ou 8 tem alguma chance hj.
É isso que acontece. E a CBF colocou que a Copa do Brasil vc participa se for o atual campeão ou ficar bem qualificado dentro do estadual. E mesmo assim mesmo que o alguns times não participassem do estadual, as competições ficariam sufocadas. Eles não participar faria perder força mas para calendário melhorar, o estadual precisa acabar, OU que as competições maiores comecem no mesmo período.
A culpa não é das Seleções mas da CBF, que sempre que tiver este tipo de calendário, prejudicará os times com os melhores jogadores.