Matias Viña será titular do Flamengo contra o Vasco, no domingo (02). Após o jogo, o lateral viaja para se apresentar à Seleção Uruguaia. Outro nome da função, Ayrton Lucas está fora do clássico por estar lesionado. Dessa forma, o Rubro-Negro pode não ter atleta especialista no setor na volta do Brasileirão depois a Data FIFA, contra o Grêmio, no dia 13 de junho.
Por isso, o Coluna do Fla destaca quatro jogadores que podem atuar na lateral esquerda: os garotos oriundos da base Carbone, Cleiton e Zé Welinton, além de Léo Pereira. Importante destacar que Varela, que já ‘quebrou galho’ no lado canhoto, não está entre as opções, já que o jogador também deve ser convocado pelo Uruguai.
Ainda sem estrear pelo time profissional em jogos oficiais, Carbone tem uma partida amistosa com Tite. Apesar de ser zagueiro de origem, o garoto de 19 anos atuou de lateral esquerdo na pré-temporada, em amistoso contra o Philadelphia Union (EUA). Na ocasião, o jovem teve participação decisiva em um dos gols na vitória por 2 a 0. Em lindo lançamento do cria para Everton Cebolinha, o ponta invadiu a área e sofreu pênalti, convertido por Pedro.
Canhoto e zagueiro de origem, como Carbone, Léo Pereira também já teve experiência como lateral esquerdo do Flamengo. No ano passado, sob o comando de Jorge Sampaoli, o camisa 4 atuou aberto do lado esquerdo contra o Grêmio. O improviso deu certo, e o Mengão venceu por 3 a 0, no Maracanã.
Cleiton, mais conhecido internamente nos bastidores do Flamengo como Bahia, costuma ser elogiado por Tite em algumas entrevistas coletivas. Porém, o zagueiro só fez um jogo na temporada, quando entrou nos minutos finais diante do Boavista, no Cariocão. Apesar de não ter recebido oportunidades como lateral, o canhoto revelou, em entrevista para o site oficial do Fla, no ano passado, que iniciou a carreira pelo lado do campo.
Titular na campanha do Flamengo sub-20, campeão da Libertadores da categoria, Zé Welinton é o único lateral de origem na lista. Assim como Carbone, o jovem está na ativa pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 e não terá problema com o ritmo de jogo.
Apesar de improvável, há chance de Viña e Ayrton Lucas estarem à disposição para o jogo contra o Grêmio. O uruguaio treinará com a seleção para a Copa América em boa parte do mês de junho, nos Estados Unidos. No entanto, o Flamengo pretende solicitar para a federação do país a liberação do atleta, já que o embate com o Grêmio acontece no dia 13, e a estreia no continental de seleções será em 23/06.
Já Ayrton Lucas está fora de combate por lesão. O ala deixou o gramado ainda no primeiro tempo do jogo entre Flamengo e Millonarios (COL), na terça-feira (28), com dores na perna. Ao reavaliar o jogador no CT, o Departamento Médico do Fla constatou lesão no músculo posterior da coxa esquerda do lateral. O prazo de recuperação é de 15 a 20 dias. Até o duelo com o Grêmio, serão 16 dias após o problema físico.
Importante ressaltar que o Flamengo terá Viña à disposição neste domingo (02), contra o Vasco, pela sétima rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Maracanã, em jogo que pode valer a liderança para o Mengão. Se tem Fla em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. A narração será de Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José e Rodrigo Lima.
Ver comentários
Eu acho muito errado improvisar um jogador em uma posição, quando se tem um jogador da posição, não é possível que o lateral de origem não consegui fazer essa substituição. O moleque Zé Wellington, precisa de oportunidade e confiança.