Três torcedores foram presos por oito meses e banidos do futebol por dois anos após gestos racistas contra Vini Jr
A Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia com oito meses de prisão após insultarem Vinícius Júnior com gestos racistas em jogo do Campeonato Espanhol, em 2023. Esta foi a primeira condenação por racismo na história do país, e o ex-jogador do Flamengo se pronunciou nas redes sociais.
VEJA NOTA:
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”.
Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos.
Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí”.
ENTENDA O CASO
Vinícius Júnior sofreu racismo de três torcedores em jogo contra o Valencia, na temporada 2022/2023, pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, o atleta discutiu com os criminosos e pediu a retirada dos criminosos, mas o árbitro não fez nada na época. O jogador, inclusive, tomou um cartão amarelo.
Vini Jr, no entanto, não se abalou com os insultos e se reuniu com o Real Madrid (ESP) e a La Liga para pedir punição aos criminosos. Após mais de um ano dos fatos, os torcedores foram condenados a oito meses de prisão e banidos por dois anos dos estádios de futebol da Espanha.
Vale destacar que Vinícius Júnior sofreu racismo em outros jogos do Campeonato Espanhol, como em jogos contra o Atlético de Madrid (ESP), principal rival do Real Madrid. No entanto, até o momento, a polícia espanhola e a La Liga não identificaram e puniram os responsáveis.