Corte Arbitral do Esporte (CAS) anulou o efeito suspensivo de Gabigol
Apurado por: Mônica Alves
Gabigol voltou a ser assunto no futebol brasileiro na última terça-feira (16). Isso porque, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) anulou o efeito suspensivo do atacante e, com isso, o camisa 99 volta a cumprir punição por tentativa de fraudar um exame antidoping. Segundo um dirigente do Flamengo, apenas o advogado do jogador sabe do caso.
Em contato com a reportagem do Coluna do Fla, um dirigente rubro-negro disse: “O caso do Gabriel está com o Doutor Bichara. Só ele que sabe, porque o Flamengo não é parte no caso. Segundo soube, não teve intimação”, disse.
Por fim, o dirigente ressaltou que o Flamengo só faz alguma coisa quando ‘toma conhecimento’ e, não é o caso, visto que o clube não recebeu nenhum tipo de ‘aviso’: “Enquanto não sei de nada, não sei de nada. Enquanto ele não sabe, também não sabe. A gente só faz algo quando sabe”.
E AGORA?
Com isso, Gabigol deve seguir normalmente a rotina de treinos junto ao elenco do Flamengo. A expectativa é de que o clube só ‘suspenda’ o jogador das atividades quando for comunicado de maneira oficial sobre o adiamento do efeito suspensivo.
De acordo com o GE, a CAS invalidou todo o procedimento envolvendo Gabigol por uma falha na intimação à União Federal, que é parte do processo. Dessa forma, o atacante está suspenso de exercer a profissão de jogador de futebol. Ou seja, o atacante fica impedido de utilizar qualquer estrutura do Flamengo, com CT, sede e estádio.
Já o advogado de Gabigol, em contato com a jornalista Raisa Simplicio, disse que também não havia recebido notificação da CAS. Bichara Neto afirmou: “Não houve essa anulação. Desconheço esse fato”. Enquanto não é informado sobre alguma decisão da Corte, o camisa 99 do Flamengo continua os trabalhos no clube.
RELEMBRE O CASO
Antes de mais nada, vale lembrar que no dia 25 de março, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) decidiu suspender Gabigol até 7 de abril de 2025. O motivo foi uma suposta tentativa de fraude em exame antidoping feito no diai 8 de abril de 2023.
Com isso, a Justiça impediu Gabigol de atuar pelo Flamengo e de frequentar as instalações do clube para treinar. Por fim, o atacante sequer pôde ir aos estádios acompanhar o time. Além disso, o jogador não podia sequer usar as instalações do Ninho do Urubu para treinar.
Agora, a tendência é que o enquanto o pedido de efeito suspensivo não for julgado, Gabigol não possa treinar no CT do Flamengo e comparecer aos jogos no Maracanã. Com isso, o atleta deve voltar a realizar atividades no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Porém, segundo o dirigente rubro-negro, o Fla só vai cumprir a determinação quando for comunicado.