Nos cinco triunfos do Flamengo com desfalques, em todos o Flamengo teve menor posse de bola
Historicamente, o Flamengo é o time que costuma controlar os adversários, principalmente no critério da posse de bola. Porém, com os desfalques, principalmente por conta da Copa América, a equipe mudou as características e passou a ceder mais a ‘redonda’ para os adversários. Por coincidência, nos cinco triunfos do período da competição continental, em todos o Mengão teve menos de 50% do tempo com a ‘pelota’.
VITÓRIAS DO FLAMENGO NO PERÍODO DA COPA AMÉRICA
Flamengo 2×1 Grêmio
Posse de bola do Flamengo: 42%
Chances perigosas criadas: Flamengo 3×1
Flamengo 2×1 Bahia
Posse de bola do Flamengo: 35%
Chances perigosas criadas: Flamengo 2×1
Fluminense 0x1 Flamengo
Posse de bola do Flamengo: 46%
Chances perigosas criadas: Flamengo 4×0
Flamengo 2×1 Cruzeiro
Posse de bola do Flamengo: 46%
Chances perigosas criadas: Flamengo 2×1
Atlético-MG 2×4 Flamengo
Posse de bola do Flamengo: 49%
Chances perigosas criadas: Flamengo 5×4
No entanto, ter menos a posse de bola não significa que o Flamengo é menos perigoso do que os adversários. Pelo contrário. Nas cinco vitórias, o Mengão teve mais chances criadas contra Grêmio, Bahia, Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG.
OUTRO FLAMENGO
Antes de o Flamengo ser ‘esfacelado’ pelas convocações da Copa América, o time de Tite apresentava outras características em relação à posse de bola. Com o grupo completo, a última vez na qual o Mengão teve menos a pelota foi no dia 24 de abril, diante do Bolívar (BOL), em situação atípica, por conta da altitude de La Paz.
Portanto, do duelo da Libertadores até o histórico 6 a 1 no Vasco – último jogo com os convocados -, foram nove partidas com o Flamengo tendo mais a bola: Botafogo, Amazonas, Bragantino, Palestino (CHI), Corinthians, Bolívar (Maracanã), Amazonas, Millonarios (COL) e Vasco.
VAI REPETIR A ESTRATÉGIA?
Ainda sem Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela, o Flamengo entra em campo neste sábado (06), pela 15a rodada do Brasileirão, contra o Cuiabá. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, o Premiere, via pay per view, exibe o embate para todo o Brasil.