Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

FERJ detona arbitragem da CBF e sugere reunião com os clubes: “Repetidos problemas”

Leo José
Leo José
Publicação: 08/08/2024
Nenhum comentário
Atualização: 09/08/2024
Compartilhar
Anderson Daronco Flamengo Palmeiras
Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Nota da FERJ é publicada no dia seguinte à revolta de Flamengo e Palmeiras


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) soltou uma nota nesta quinta-feira (08) detonando a arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade carioca diz que os erros de arbitragem se tornaram recorrentes e sugere reunião com os clubes para tentar melhorar o cenário.

“Toda rodada temos repetidos problemas de arbitragem que já se tornaram motivo de chacotas, ultrapassaram, há muito, o chamado ‘choro de perdedor’ para cada vez mais fazer crescer o descrédito, a dúvida, a incerteza da competência”, diz trecho da nota da FERJ.

De acordo com a FERJ, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é colocado “isoladamente no meio do furacão” de forma equivocada. Isso porque, o órgão do Rio de Janeiro acredita que o problema é ainda maior.

Uma das medidas que a FERJ sugere para começar um processo de mudança na arbitragem é a reunião com clubes. Sendo assim, a entidade entende que um diálogo entre a Comissão de Arbitragem da CBF com as equipes pode ser fundamental para o alinhamento de demandas referentes a aplicação regras, orientações e outros pontos pertinentes à condução do apito.

Vale lembrar que a nota da FERJ aparece um dia depois de o Flamengo se pronunciar oficialmente também contra a CBF. Na última quarta-feira (07), a arbitragem de Anderson Daronco revoltou dirigentes do Rubro-Negro e do Palmeiras.

Marcos Braz (vice de futebol do Fla) e Bruno Spindel (direto de futebol do Fla), portanto, deram coletiva de imprensa dizendo que não entendiam os critérios do apito. No entanto, a presidente palmeirense Leila Pereira também se revoltou e reclamou do “excesso de faltinhas” no embate.

LEIA NOTA DA FERJ NA ÍNTEGRA

Toda rodada temos repetidos problemas de arbitragem que já se tornaram motivo de chacotas, ultrapassaram, há muito, o chamado “choro de perdedor” para cada vez mais fazer crescer o descrédito, a dúvida, a incerteza da competência; a vulnerabilidade, fragilidade ou imperfeição do conjunto que abrange a formação, seleção, treinamento, escalas, avaliação de desempenho, dentre outras valências, onde as métricas variam com a singularidade de quem as administra à sua vontade, com impactos negativos diretos causadores de insegurança das competições, debilidade das explicações e a evidência da inabalável e exuberante desuniformidade de critérios.

Tudo isso com reflexos muito ruins para todos, principalmente para os clubes e campeonatos. Não encontro nenhuma justificativa para a possível insensibilidade e impermeabilidade ao clamor que tomou conta do tema arbitragem, de maneira uníssona, transformando a CBF em alvo dos mais variados ataques e o presidente colocado isoladamente no meio do furacão, como se nós, Federações, não tivéssemos nada a ver com isso, não fôssemos atingidos, ou como não estivéssemos incomodados com o que está acontecendo, numa insensibilidade injustificável e total falta de apoio ao presidente, que está sendo responsabilizado e atingido até mesmo por maledicências e delírios alheios, como se dele partissem orientações para a intencionalidade de erros destinados e prejudiciais a esse ou aquele clube, por esse ou aquele motivo.

Penso que urge uma reflexão sobre a necessidade imediata de que sejam reunidos e ouvidos os mais prejudicados, os clubes, para um debate sobre caminhos a serem seguidos que possam conduzir a melhores resultados.

Impossível, infantil e vazia, nos tempos atuais, com a tecnologia que se dispõe, a hipótese da existência de apenas um único ser com sapiência capaz de congregar todas as soluções e como se fosse impossível e não permitido a qualquer outro mortal não saber ver, enxergar, registrar, processar e concluir o que se passa.

Só um louco extremamente soberbo acredita nisso. É evidente, incontroverso e inquestionável que a orquestra está desafinada ou “afinada” demais, quem sabe? (músicos(?), maestro (?), ambos (?), nenhum deles (?)).

Isto posto, cabe um diagnóstico etiológico preciso para que se tenha um tratamento eficaz e um prognóstico satisfatório para o bem e a tranquilidade de todos. E os clubes não podem ficar de fora disso. É o que se espera e o que pode e deve ser feito.

O paciente “arbitragem” está no CTI, à beira da morte, e o tempo do “L’État c’est moi” já se foi com um certo Luis alguma coisa.

Pensemos todos nisso.

Assuntos:cbfferjflaFlamengonoticias do flamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Leo José
Chefe de Reportagem
Seguir
Leo José é jornalista setorista do Flamengo e repórter e redator do Coluna do Fla desde 2022.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jorginho desabafa após expulsão em classificação do Flamengo na Libertadores

10 2

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 18/09/2026

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Campeão da Libertadores pelo Flamengo se aproxima do Vila Nova, da Série B

4

Flamengo define lista de prioridades para renovações de contrato

29 2
Brasileirão

Sem folga! Elenco do Flamengo treina com foco no Brasileirão, após classificação suada à semifinal da Libertadores

7

Premiação em dobro! Brasileirão escolhe Samuel Lino como Melhor Jogador do Mês

23
Libertadores

Arrascaeta é eleito ‘Craque da Torcida’ após classificação do Flamengo na Libertadores

1

Jardim explica escolha por Paquetá na vaga de Arrascaeta e reconhece atuação ruim de camisa 20 do Flamengo

34 1
Comentários Recentes
  1. Agnaldo em Fim do futebol: Flamengo e outros clubes publicam manifesto contra projeto do Governo Federal

    Nessa eu não estou com o Flamengo, sou favorável a proibição das Bets. É a minha opinião.

  2. Eduardo em Jogador do Del Valle planeja hostilidade e decisão nos pênaltis contra o Flamengo

    Terão que jogar muito, pois não estão enfrentando uma equipe qualquer. Simplesmente, é o atual Campeão da Libertadores da América.

  3. Eduardo em Renê rebate favoritismo e afirma que Fluminense não deve nada ao Flamengo na Libertadores

    Primeiro o Fluminense precisa passar pelo Palmeiras, o que não será fácil. Por mais que a equipe alviverde não apresente…

  4. Eduardo em Flamengo define lista de prioridades para renovações de contrato

    Um dos que mais merece essa renovação é o centroavante Pedro, que é o vice-artilheiro do Brasileirão. Seu salário está…

  5. Herison Samenezes em A desvalorização de Lorran em meio à saída do Flamengo para o Emirados Árabes Unidos

    O técnico não coloca ele pra jogar

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo