Notícias

Dono do Botafogo, Textor ironiza Flamengo e outros clubes após reunião sobre Fair Play Financeiro

Textor garante que não quebra regras do Fair Play Financeiro no Botafogo


Flamengo e outros clubes do futebol brasileiro discutiram a possibilidade da implantação do Fair Play Financeiro. O objetivo é ‘frear’ o Botafogo, que está fazendo investimentos pesados em 2024. O encontro aconteceu na última segunda-feira (02). Nesta quarta (04), John Textor, dono da equipe de General Severiano, cutucou o Mengão, ironizou o Vasco e outros times que entraram no debate.

Quando as pessoas falam que a Eagle (empresa de Textor) gasta muito mais dinheiro do que Flamengo e Palmeiras, é claro que fizemos. Tivemos que construir um elenco do nada. Tivemos que voltar à Série A e ser competitivos, tivemos quatro semanas para montar um elenco com 27 jogadores e escapar do rebaixamento. É claro que tivemos que gastar mais do que os outros, porque construímos do nada, e o contrato exigia que fizéssemos exatamente o que está sendo feito — disse Textor, em coletiva de imprensa.

Estou construindo uma relação com Pedrinho, presidente do Vasco. O Vasco tentou executar a SAF, seu contrato exigia os investidores a investirem até mais do que eu sou obrigado. Achei muito peculiar que o Pedrinho estivesse nesse encontro falando sobre fair play financeiro, só porque sua SAF não funcionou tão bem. Ele tentou fazer a mesma coisa, não funcionou e agora ele está em uma reunião onde não fui convidado reclamando sobre como investimos? Se a 777 ainda estivesse aqui, o Vasco estaria fazendo a mesma coisa agora — acrescentou o norte-americano.

QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO

Participaram do encontro da última segunda-feira (02) representantes de: Flamengo, Fluminense, São Paulo, Fortaleza, Internacional, Vasco, Atlético-GO e Palmeiras. O debate começou após reclamação do presidente rubro-negro Rodolfo Landim, que destacou, após a goleada do Botafogo no clássico que acabou 4 a 1, no Brasileirão, os investimentos de Textor.

De acordo com o mandatário do Flamengo, o Botafogo gastou R$ 450 milhões em 2024, valor acima do faturamento do ano passado, de R$ 322 milhões. Portanto, o rival não se enquadraria nas regras do Fair Play Financeiro, que não autoriza investimentos acima do quanto é arrecadado.

VEJA A DECLARAÇÃO DE TEXTOR NA ÍNTEGRA

“Vamos começar com a definição de fair play financeiro, parece ser algo óbvio, todos querem fair play. Não é o que a expressão significa na Europa, se você for ao meu site verá que falo sobre isso. O termo fair play financeiro é uma fraude, porque não é justo o suficiente. Fala que os times só podem gastar 75% das receitas com salários de jogadores. É uma regra na Europa que foi feita para permitir que os grandes times, com suas grandes marcas, como Liverpool, Manchester United, de gastar mais dinheiro. Isso não é justo. O Crystal Palace tem que jogar contra o Manchester United, que é permitido gastar mais com jogadores, não há paridade financeira. Não é fair play financeiro, é unfair (desleal).

Eles colocam outras palavras, como sustentabilidade, que há fair play financeiro porque se importam com seu clube. Na Premier League, você tem pequenos clubes adquiridos por megabilionários, com muito dinheiro, mas eles não podem gastar. Só os grandes clubes, com os maiores orçamentos globais, são permitidos a gastar. Não é sobre sustentabilidade financeira para a saúde do clube, mas sim uma prática injusta, uma regra feita para permitir uma hegemonia, dos grandes clubes sempre serem dominantes.

Quando as pessoas falam que a Eagle gasta muito mais dinheiro do que Flamengo e Palmeiras, é claro que fizemos. Tivemos que construir um elenco do nada. Eles têm times maduros, que foram construídos ao longo dos tempos, têm categorias de base consolidadas, com jogadores como Endrick surgindo no seu jardim. Tivemos que voltar à Série A e ser competitivos, tivemos quatro semanas para montar um elenco com 27 jogadores e escapar do rebaixamento. É claro que tivemos que gastar mais do que os outros, porque construímos do nada, e o contrato exigia que fizéssemos exatamente o que está sendo feito.

Sobre o Brasil. Quero lembrar a todos que eu vim para cá por causa do conhecimento dos legisladores, que criaram a Lei da SAF. A Lei da SAF convidou os investidores estrangeiros, o dinheiro viria de fora para dentro do Brasil. Isso é bom não só para o futebol, mas como para a economia brasileira. Eu assinei um contrato que exigia eu investir no clube, não apenas operar, mas investir fortemente no clube, nas estruturas, nos jogadores… A Lei da SAF exigiu que eu investisse, e eu estou investindo.

Estou construindo uma relação com Pedrinho, presidente do Vasco. O Vasco tentou executar a SAF, seu contrato exigia os investidores a investirem até mais do que eu sou obrigado. Achei muito peculiar que o Pedrinho estivesse nesse encontro falando sobre fair play financeiro, só porque sua SAF não funcionou tão bem. Ele tentou fazer a mesma coisa, não funcionou e agora ele está em uma reunião onde não fui convidado reclamando sobre como investimos? Se a 777 ainda estivesse aqui, o Vasco estaria fazendo a mesma coisa agora.

Estamos atuando em conformidade com o fair play financeiro, gastando 45% do nosso orçamento em salários. Estamos investindo nosso capital em ativos, estruturas e contratações de jogadores. Apesar das pessoas estarem ofendidas que o Botafogo repentinamente se tornou forte de novo, somos o clube mais tradicional do Brasil, somos o Glorioso, não fiquem tão surpresos que o Botafogo esteja novamente perto de vocês como times top do país. Botafogo, Santos… Somos o Glorioso. Estamos aqui e não vamos mudar”.

Pedro Paulo Catonho

Ver comentários

  • Nossa gestão dá uma entrevista assim desse nível? Acho que não...

  • Cara o textor ignora muita coisa.

    O modelo de SAF já é antigo na europa, já tivemos times gastando a rodo e alguns clubes falindo ou beirando a falencia. Varias saf's foram fracassadas. Os clubes no brasil sao importantes, tem uma questao cultural e até mesmo de formação de cidadãos. Os mecanismos de fair play financeiro sao para proteger a propria instituicao. O botafogo ano passado foi um clube deficitário. Aumentou a arrecadação ? sim. Entretanto ainda foi deficitário. Esse ano ele ja gastou em contratações por volta de 65% da arrecadação dele no ano passado. Ou seja,é previsto para esse ano, novamente, um baita defict.

    Além de tudo é injusto esportivamente voce contratar jogadores com tantas dividas. A gente tem o exemplo do corinthains que ta devendo inclusive dinheiro de contratacoes recentes mandando proposta para o Depay.

  • Sou a favor do fairplay financeiro. O Textor e outros sempre com narrativas vazias. Para ele e alguns outros aumentar a arrecadação de seus times para poder gastar está errado e praticam o gastar antes de aumentar a arrecadação. Se a saf quebra quem vai perder mais na frente são os próprios torcedores que não querem o fair play. O Textor é empresário e visa lucro. Pouco importa o sentimento pelo clube que os torcedores tem.

  • A anos existe '' oligopólio'' no futebol brasileiro e é evidente que times como Flamengo e Palmeiras estão incomodados com o crescimento do Botafogo pois não querem concorrência e é claro querem ganhar sozinhos, nos ultimos anos com excessão do galo somente Flamengo e Palmeiras ganharam os principais titulos no Brasil e na América do Sul, parem com esse choro e invistam também, durante muitos anos vimos esses clubes atropelando os de menos investimento, agora chegou a hora do Botafogo e não se assustem logo virão outras SAFs e mais cluber fortes, enfim, todos os clubes/saf que se restruturarem e investirem pesado no futebol irão ganhar titulos e liderar campeonatos, viva o botafogo e aos grandes investimentos e sim que os investidores tenham excelentes margens de lucro, Brasil é capitalista e não comunista, parabéns ao Textor e ao Botafogo que como sempre é pioneiro em grandes mudanças no futebol.

  • A diretoria agora faz o mesmo xororo do Botafogo. Quando a gente tinha mais poder de compra que os rivais, aí tava tudo bem né........... Vai ter que aturar agora. Bem vindos ao capitalismo. Textor tem como sócio um magnata russo. Se o Flamengo continuar como quintal de empresários sem critério nas contratações vai ver por anos o Botafogo ganhando tudo, acredito até que possam ganhar o brasileiro e a libertadores ainda esse ano. Quem não tem competência, não se estabelece.

  • Se tiver FairPlay financeiro eu simplesmente meto um patrocínio master pagando dinheiro suficiente pra tá dentro do FairPlay rsrsrs

Notícias recentes

Peñarol define estratégia mental para enfrentar o Flamengo na Libertadores

Jogo de ida é nesta quinta-feira (19) e o de volta na próxima semana Depois…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

“Não dá para entender”: jornalista questiona Tite por esboçar time do Flamengo sem Léo Ortiz para jogo contra o Peñarol

Erick Pulgar deve começar como titular na função de volante em time do Flamengo contra…

19/09/2024

CBF define valor milionário que pagará ao Flamengo após lesão de Pedro

Por conta da lesão, Flamengo receberá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o valor correspondente…

19/09/2024

6 desfalques e 1 pendurado: veja como chega o Flamengo para jogo contra o Peñarol

Flamengo x Peñarol (URU) acontece nesta quinta-feira (19), no Maracanã O Flamengo volta a campo…

19/09/2024