Eleição para presidente do Flamengo acontece em dezembro deste ano
O processo eleitoral do Flamengo começou oficialmente no dia 31 de agosto, quando o Conselho de Administração do clube publicou a lista de eleitores aptos a votar na eleição deste ano. No último dia 10, abriu-se o prazo para o registro das chapas, que se estende até o dia 30 de setembro. Contudo, até o momento, oito dias após o início do período de inscrições, nem uma das seis pré-candidaturas anunciadas foi oficialmente inscrita.
Antes de mais nada, para registrar a chapa, o candidato precisa apresentar uma composição completa, totalizando 156 nomes, todos concorrentes. Além disso, a chapa deve conter os cargos de presidente, vice-presidente geral, presidente e vice-presidente da Assembleia Geral, 80 membros do Corpo Transitório do Conselho Deliberativo (CoDe), além de 72 integrantes do Conselho de Administração (CoAd).
Os membros que concorrem aos Conselhos Deliberativo e de Administração devem assinar um formulário de autorização para ter seus nomes incluídos na chapa. Essa exigência foi aprovada em reunião do CoDe no dia 8 de maio de 2023, junto com outras alterações no processo eleitoral.
Em resumo, um dos principais desafios enfrentados pelas chapas é a composição do Colégio Eleitoral. Isso porque, sos 6.124 sócios aptos a votar, mais de 50% são sócios proprietários, que não podem ser incluídos no Corpo Transitório do Conselho Deliberativo, onde apenas sócios das categorias Patrimonial, Laureado e Contribuintes, incluindo os Off-Rio, podem concorrer. Por outro lado, no Conselho de Administração, todas as categorias são permitidas, mas dois terços dos membros devem ser proprietários. O processo segue a ordem de inscrição da chapa, registro e homologação, que será realizada pelo CoAd até o dia 10 de novembro.
Diminuição do Colégio Eleitoral
Pela segunda vez desde 2012, o Colégio Eleitoral do Flamengo encolheu. Em 2021, 6.886 sócios estavam aptos a votar, uma queda de 1.128 em comparação a 2018, quando o clube contava com 8.014 associados aptos. Neste ano, o número diminuiu para 6.124, embora ainda possa variar devido a pendências de pagamentos. Esse número se aproxima do patamar de 2012, quando 5.932 sócios tinham direito a voto.
PRÉ-CANDIDATOS
Até o momento, seis pré-candidatos anunciaram suas campanhas: Delair Dumbrosck, Luiz Eduardo Baptista (Bap), Maurício Gomes de Mattos (MGM), Pedro Paulo, Rodrigo Dunshee e Wallim Vasconcellos. Caso todos consigam inscrever suas chapas, o total de nomes envolvidos no processo eleitoral pode chegar a 936, cerca de 46% dos sócios que participaram da eleição anterior, em que 2.011 associados votaram.
A eleição está marcada para o dia 09 de dezembro, segunda-feira, das 8h às 21h (horário de Brasília). Em suma, o voto será realizado por meio de urnas eletrônicas. Por fim, a expectativa é que o resultado seja divulgado antes das 22h (de Brasília).
Me siga nas Redes Sociais e vamos trocar uma ideia:
Youtube I Bluesky I Instagram I Facebook