VAR concordou com decisão de árbitro Jesús Valenzuela sobre lance envolvendo Erick Pulgar
Após a derrota do Flamengo para o Peñarol (URU) por 1 a 0, nessa quinta-feira (19), a Conmebol divulgou os áudios do VAR de dois lances polêmicos no confronto da ida das quartas de final da Libertadores. Em um deles, inclusive, os jogadores do time uruguaio pediram um pênalti de Erick Pulgar. No entanto, após analise, a arbitragem concordou que a falta dentro da grande área não existiu.
Aos dez minutos do segundo tempo, os uruguaios reclamaram de um lance em que Pulgar evitou um cruzamento, e a bola acabou tocando involuntariamente na mão do jogador. Por meio de revisão protocolar, a arbitragem de vídeo confirmou a decisão de campo do venezuelano Jesús Valenzuela. Isso porque, a infração não deve ser marcada quando a origem do lance é do próprio defensor.
LEIA DIÁLOGO DA ARBITRAGEM:
-
VAR: Possível mão. Vem dele mesmo, vem dele mesmo.
-
AVAR: Ele disse que vem do seu próprio corpo.
-
VAR: Vem do seu próprio corpo e a bola vai para fora.
-
AVAR: De dentro para fora.
-
VAR: Jesus (Valenzuela), checagem completa. Pega na mão. Ele mesmo joga e a bola vai para fora.
COMENTARISTA CONCORDA COM DECISÃO
Ex-árbitro e atualmente comentarista de arbitragem, Carlos Eugênio Simon concordou com a não marcação de penalidade no lance de Pulgar. Para o profissional, a jogada envolvendo o volante do Flamengo se tratou de um lance de braço em posição natural.
“A bola acaba batendo no braço do Pulgar, em um lance de braço natural. Para mim não é antinatural, ele puxa o braço e a bola toca involuntariamente. Para mim, não é infração, portanto não é penalidade máxima. Acertou o árbitro em deixar o jogo seguir”, disse.
OUTRO LANCE POLÊMICO
No fim da partida, o Flamengo pediu também chegou a pedir uma marcação pênalti, após zagueiro do Peñarol cortar o cruzamento de Charly Alcaraz de cabeça e a bola atingir o braço de um companheiro. No entanto, de acordo com a arbitragem, o jogador do time uruguaio estava com o membro junto ao corpo, o que também não configura pênalti.
VANTAGEM DO PEÑAROL E JOGO DE VOLTA
O Flamengo saiu em desvantagem na busca de uma vaga na semifinal da Libertadores. Após perder de 1 a 0, agora, o time rubro-negro tem a missão de vencer por dois ou mais gols de diferença o Peñarol na próxima quinta-feira (26). A partida acontece às 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
VIRADA DE CHAVE
Enquanto o jogo com o Peñarol não chega, o Flamengo vira a chave para enfrentar o Grêmio, neste domingo (22), em Porto Alegre. Em duelo válido pela 27ª rodada do Brasileirão, a bola rola partir das 18h30 (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla.