Torcedor do Grêmio afirmou ter provocado Carlinhos com gritos de “tá brabinho?”
Na noite do último domingo (22), o Flamengo perdeu para o Grêmio, por 3 a 2, em jogo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, o atacante Carlinhos, do Fla, havia relatado que sofreu um ato racista depois que foi expulso da partida. Nesta segunda-feira (23), o clube gaúcho publicou uma nota oficial.
Antes de mais nada, através das redes sociais, o Grêmio afirmou ter identificado o torcedor que, supostamente, havia emitido os gritos racistas contra Carlinhos. Contudo, gremista afirmou ter provocado o atacante do Flamengo, questionando: “Tá brabinho?” ao invés de ter falado: “macaquinho”.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
“Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR.
Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.
Sendo assim, ainda ontem à noite, o Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo.
Indagado pelo Clube, o torcedor informou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo.
Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.
O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.
O clube está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso”.
TORCEDOR SE MANIFESTA
O torcedor do Grêmio, Élvio Zaka, que foi identificado pelo próprio clube gaúcho também se manifestou nas redes sociais. Em vídeo divulgado no Instagram, o gremista disse: “Tá brabinho, virou ‘macaquinho’ para os Flamenguistas. Não sabem perder e querem tirar o foco da agressão ao VAR feita pelo atleta do Flamengo“.
CONFIRA A PUBLICAÇÃO:
Ver essa foto no Instagram
O MOMENTO EXATO
Em resumo, o momento que culminou nesse ocorrido aconteceu assim que Carlinhos deixava o gramado da Arena do Grêmio após ser expulso. Por fim, na caminhada até o vestiário, o atacante do Flamengo ouviu os gritos vindo de torcedores nas arquibancadas.
Depois do relato do atacante, o Fla se manifestou nas redes sociais em solidariedade ao jogador: “O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF”.
Tá se explicando demais, deve ter culpa no cartório sim, pois a torcida aí no Sul sempre é suspeita da prática de racismo. Incentivando crianças para o mau feito ,né. Ninguém se esquece do que o goleiro “Aranha” sofreu aí no Sul.
Vá enganar outro pois a torcida do mengão não vai engolir esta meu chapa.
Só há uma maneira de acabar com esta palhaçada: o time mandante perder os pontos da partida que passarão para o adversário. E se o torcedor for do adversário escondido, o time adversário perde três pontos que passarão, a mais, para o mandante.