Filipe Luís passou pelos times sub-17, sub-20 e profissional do Flamengo em dez meses
Os últimos 12 meses de Filipe Luís foram de mudanças e adaptações rápidas. Se em dezembro de 2023 o então lateral anunciava a aposentadoria dos gramados, em 2024, o ídolo do Flamengo virou técnico e comandou três categorias no clube. No profissional, o treinador já pode conquistar o primeiro título, o da Copa do Brasil. A “ascensão meteórica” virou notícia na imprensa espanhola.
Na edição online do jornal ‘Marca’, nesta sexta-feira (25), o periódico contou um pouco da trajetória de Filipe Luís como técnico. Além disso, os espanhóis destacaram a tarde de ‘Diego Simeone’ do treinador, quando conseguiu segurar o Corinthians, mesmo com um jogador a menos, por um terço da partida. O treinador argentino, reconhecido por fortes defesas, é uma das inspirações do ex-lateral. Ambos trabalharam juntos no Atlético de Madrid (ESP).
“Poucas partidas que o fazem merecer uma infinidade de elogios. Sua ascensão foi meteórica. Começou treinando a equipe sub-17 em janeiro. Em junho, subiu para o sub-20, quando foi campeão da Copa Intercontinental. Com a saída de Tite, foi nomeado treinador até o final da temporada. Somente quatro partidas foram necessárias para que chegasse à sua primeira final na elite”, escreveu o ‘Marca’, relembrando as vitórias sobre Corinthians e Bahia, empate com os paulistas e derrota para o Fluminense.
CAMPEÃO NO SUB-17, CAMPEÃO NO SUB-20… E NO PROFISSIONAL?
Filipe Luís foi campeão da Copa Rio Sub-17, ao bater o Vasco na final da competição, em pleno estádio de São Januário. Posteriormente, com a saída de Mário Jorge para a Arábia Saudita, o ex-lateral assumiu o sub-20 e ganhou o título mundial sobre o Olympiacos (GRE), no Maracanã.
Agora, Filipe Luís tenta a ‘trinca’, dessa vez com os profissionais. O maior desafio da jovem carreira do treinador será a final da Copa do Brasil. Portanto, nos dias 03 e 10 de novembro, o técnico tentará bater o Atlético-MG para conquistar o pentacampeonato para o Flamengo. A ida acontece no Maracanã, com volta na Neo Química Arena.
ANTES…
No entanto, o foco de Filipe Luís no momento é o Brasileiro. Neste sábado (26), o Rubro-Negro encara o Juventude, pela 31a rodada. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. A narração será de Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José e Rodrigo Lima. Além disso, Globo (aberta) e Premiere (pay per view) exibem o embate.