Narrador Galvão Bueno gravou vídeo nas redes sociais sobre a premiação desta segunda-feira (28)
O mundo do futebol ainda está sem entender o motivo de Vinicius Júnior ter ficado na segunda posição do prêmio Bola de Ouro, da revista France Football. No Brasil, o narrador Galvão Bueno deu forte declaração sobre a situação do atacante revelado pelo Flamengo. Além disso, o jornalista falou de racismo e aplaudiu a garra do atleta do Real Madrid (ESP).
— Quarenta por cento dos votos vêm da Europa. Aí não é só uma questão de futebol, de quem joga mais bola. Tem cara de Europa essa premiação. Vários sul-americanos já ganharam. Mas aí tem outro fato: Vini Jr incomoda os caras. Nunca vi o Rodri participando de uma ação social mais contundente. Mas o Vini Jr, participa. O Rodri é um grande jogador, mas ele não é o cara. O Vini Jr é o cara. Decide quando é necessário, ele encara, encara todo mundo. Personalidade forte. O Vinicius não aceita ofensas e o horror do racismo. Ele é a voz mais forte do mundo contra o racismo — disse Galvão Bueno.
— O Vini Jr incomoda os caras pelo jeito dele, ele é um grande vencedor. Venceu no campo, venceu na vida. De repente, uma boa parte das torcidas se volta contra ele pela cor da pele. Coisa horrível. Ele é o cara que vai, que responde, faz gesto, comemora, provoca. Tem que continuar provocando mesmo. Mas a vitória dele na vida, dessa vez, jogou contra. Muito mais prático, mais simples, escolher um europeu, espanhol, branco. Do que o Vini Jr, um preto, que tem orgulho de ser negro, da cor de sua pele, orgulho da capacidade que tem para ser o cara e para resolver as paradas. Vinicius, sempre firme e forte. Você é o cara — concluiu o narrador.
BOLA DE OURO
Depois de brilhar nas campanhas dos títulos da Champions League e do Campeonato Espanhol do Real Madrid, Vinicius Júnior era considerado o grande favorito para ficar com a Bola de Ouro. Porém, a premiação escolheu o espanhol Rodri, do Manchester City, como campeão.
Depois da cerimônia, Vinicius Júnior foi às redes sociais e desabafou. Além disso, o ex-Flamengo recebeu apoio de várias personalidades do mundo esportivo. Por fim, o Bola de Ouro recebeu ironias em todo o planeta. Logo pela manhã (horário de Brasília), quando soube que o atacante não seria o campeão, o Real Madrid cancelou o voo que levaria uma comitiva de 50 pessoas para Paris.
VEJA FALA DE GALVÃO NA ÍNTEGRA:
“Eu estou triste. E eu acho que a grande maioria de vocês, que amam o futebol, também devem estar tristes. Numa postagem simples do Vini, que ele diz assim: “se for preciso fazer dez vezes, farei sempre”. Dá para entender, né? A Bola de Ouro foi dada ao Rodri, ganhou o prêmio de melhor da Eurocopa. Mas esse negócio de melhor da competição é meio assim, né? Do lado de fora, nas ruas de Paris, movimento, gritos de “Vini”, a maior parte da comunidade do futebol… Mas como se escolhe isso? O Rodri ganhou a Eurocopa… Se o Bellingham tivesse ganho com a Inglaterra, ele seria o Bola de Ouro? 40% dos votos vêm da Europa”.
“Aí não é só uma questão de futebol, de quem joga mais bola. Tem cara de Europa essa premiação. Vários sul-americanos já ganharam. Mas aí tem outro fato: Vini Jr incomoda os caras. Nunca vi o Rodri participando de uma ação social mais contundente. Mas o Vini Jr, participa. O Rodri é um grande jogador, mas ele não é o cara. Pode até ter brilhado nos títulos do Manchester City (ING) e da Espanha, mas ele não é o cara. O Vini Jr é o cara. Decide quando é necessário, ele encara, encara todo mundo. Personalidade forte. O Vini não aceita ofensas e o horror do racismo. Ele é a voz mais forte do mundo contra o racismo, esse crime horrível”.
“O Vini Jr incomoda os caras pelo jeito dele, ele é um grande vencedor. Venceu no campo, venceu na vida. De repente, uma boa parte das torcidas se volta contra ele pela cor da pele. Coisa horrível. Ele é o cara que vai, que responde, faz gesto, comemora, provoca. Tem que continuar provocando mesmo. Mas a vitória dele na vida, dessa vez, jogou contra. Muito mais prático, mais simples, escolher um europeu, espanhol, branco. Do que o Vini Jr, um preto, que tem orgulho de ser negro, da cor de sua pele, orgulho da capacidade que tem para ser o cara e para resolver as paradas. Vini, sempre firme e forte. Você é o cara”.
Ver essa foto no Instagram